Extensão

Um abraço pela sensibilização ambiental

26/03/2018

17:41

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Abraço ao Rio Passo Fundo mobiliza comunidade e, também, o Projeto Rio Passo Fundo

Comemorado no dia 22 de março, o Dia Mundial da Água é a oportunidade em que o cenário hídrico do mundo ganha atenção nas rodas de discussão. No Brasil, a época é de busca por alternativas sustentáveis para valorização da água. Em Passo Fundo, o panorama é constante pela sensibilização ambiental, tendo em vista, especialmente, o Berço das Águas. Diante disso, o Mês da Água - organizado pela Agenda 21, em parceria com o Comitê Rio Passo Fundo, Secretaria de Meio Ambiente, Secretaria de Educação, APPA, Sala Futura, AMAC, GESP, 7º CRE, IMD e Corsan - concentrou esforços na proteção e na conservação das nascentes da Bacia Hidrográfica do Rio Passo Fundo e encerrou, na manhã de sexta-feira, 23, com o tradicional Abraço ao Rio Passo Fundo.
 
Atividades
Desde o dia 1º de março, o Mês da Água envolveu a cidade em debates, discussões e experiências voltadas para a educação ambiental e, na sexta, por volta das 9h da manhã, no Largo da Literatura, estudantes, professores, entidades ambientalistas, poder público e, também, a equipe do Projeto Rio Passo Fundo – desenvolvido pelo Museu de Artes Visuais Ruth Schneider (MAVRS), com o apoio do Museu Histórico Regional (MHR) e do Museu Zoobotânico Augusto Ruschi (Muzar), ligados à Universidade de Passo Fundo (UPF) e realizados a partir do patrocínio do Programa CAIXA de Apoio ao Patrimônio Cultural Brasileiro 2017/2018 - participaram de atividades que antecederam o tradicional abraço.
 
Projeto Rio Passo Fundo: iniciativa pela sensibilização
Flávia Biondo, uma das coordenadoras do projeto, destacou a ação como um importante passo de valorização do Rio Passo Fundo. “O Projeto Rio Passo Fundo está fazendo expedições nos municípios lindeiros com o objetivo de saber qual a relação que as pessoas têm com o Rio. Aqui, nesta ação, vemos uma relação diferenciada: estamos, por um momento, parando, observando e pensando nos nossos atos, nas nossas ações”, comentou. “Estamos fazendo esse trabalho porque sabemos que se não cuidarmos desse recurso agora, vamos pagar muito mais caro e ir muito mais longe buscar água para nossa subsistência”, complementou, e convidou a comunidade para conhecer o projeto e, ainda, visitar as exposições que estarão abertas a partir de julho.
 
A atividade durou pouco mais de uma hora e, depois das falas dos representantes de entidades e estudantes, o trânsito na Avenida Brasil foi interrompido para que a comunidade pudesse chegar às margens do Rio Passo Fundo. De mãos dadas e lado a lado, crianças, adolescentes e adultos pediram mais cuidado com a limpeza e preservação do Rio.