Extensão

Projeto Rio Passo Fundo dá continuidade a atividades

04/04/2018

16:24

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Fabiana Beltrami/Nexjor

Nessa terça-feira, 3 de abril, as cidades de Cruzaltense e Campinas do Sul receberam uma parte da equipe do Projeto Rio Passo Fundo – desenvolvido pelo Museu de Artes Visuais Ruth Schneider (MAVRS), com o apoio do Museu Histórico Regional (MHR) e do Museu Zoobotânico Augusto Ruschi (Muzar), vinculados à Vice-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da Universidade de Passo Fundo (VREAC/UPF) e com o patrocínio do Programa CAIXA de Apoio ao Patrimônio Cultural Brasileiro 2017/2018 – para dar continuidade às atividades desenvolvidas até então.

A visita, realizada pela equipe de metodologia e, também, por integrantes da comunicação e do curso de Tecnologia da Informação da UPF, é um complemento da expedição realizada no dia 27 de setembro do último ano, quando foram realizadas entrevistas com a comunidade e a coleta de água e materiais para a produção de tintas naturais. Dessa vez, a equipe retornou à Prefeitura das duas cidades para conversar com os prefeitos a respeito da relação com o Rio Passo Fundo. A partir de um drone, estiveram em diferentes locais das cidades para produzir imagens fotográficas e aéreas para complementar as exposições que serão abertas em julho, e para integrar o banco de dados que será constituído a partir das informações obtidas até então.

Para a bióloga Kélen Scherer da Costa, ligada ao Comitê Rio Passo Fundo, a visita possibilitou conhecer mais sobre as duas cidades e compreender melhor a relação que ambas têm com o Rio. “Atingimos o nosso objetivo para compreender melhor essas duas realidades. Pudemos compreender, por exemplo, os impactos da construção de uma barragem em municípios pequenos. A visita foi importante para nos aproximarmos do poder público e percebermos as relações que as prefeituras têm com o meio ambiente”, comenta.