Geral

Edital propõe mapeamento da Bacia Hidrográfica do Rio Passo Fundo

27/06/2017

08:57

Por: Assessoria de Imprensa

A Vice-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da Universidade de Passo Fundo (VREAC/UPF), por meio do Museu de Artes Visuais Ruth Schneider (MAVRS), com o apoio do Museu Histórico Regional (MHR) e do Museu Zoobotânico Augusto Ruschi (Muzar), promove, na próxima sexta-feira, dia 30 de junho, o lançamento do Edital de Mapeamento de Potenciais Informativos do Projeto Rio Passo Fundo: patrimônio paisagístico, natural, ambiental, histórico-cultural, econômico e político. A solenidade que acontece em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente (comemorado no dia 5 de junho) será realizada às 10h da manhã, no Parque Banhado da Vergueiro.

No evento, também será assinada uma Carta de Apoio entre as entidades envolvidas no projeto, que é resultado de um convênio entre a Fundação Universidade de Passo Fundo (FUPF) e a Caixa Federal. Por meio do Programa Caixa de Apoio ao Patrimônio Cultural Brasileiro 2017-2018, o Projeto Rio Passo Fundo garantiu o patrocínio de R$ 300 mil, que será aplicado em exposições, expedições e na construção de um banco de dados. Os dados serão integrados, permitindo que a comunidade tenha acesso e conhecimento sobre todas as informações que compreendem a Bacia Hidrográfica do Rio Passo Fundo.

Participação da comunidade é importante para coleta de informações

A proposta do Projeto Rio Passo Fundo é que o edital possa abranger os 30 municípios que fazem parte da Bacia Hidrográfica do Rio Passo Fundo e que, assim, comunidade, universidades, entidades e organizações possam se mobilizar em torno da identificação e do recolhimento de materiais físicos ligados à história do Rio Passo Fundo. Isso pode ser feito por meio de fotos, filmagens, registros jornalísticos, desenhos, teses, artigos, resumos e livros, assim como pela identificação de registros orais, histórias, lendas, mitos e entrevistas que remetam ao processo de desenvolvimento do Rio. As informações serão recolhidas até 31 de outubro de 2017, prazo máximo definido pelo edital que deverá nortear a construção das exposições que serão abertas para visitação em 2018.

Para participar, é preciso seguir três passos: entrar em contato com os Museus pelo e-mail projetoriopassofundo@upf.br; preencher a ficha de inscrição e assinar a Declaração de Uso; e, por fim, transferir o material de acordo com as informações da Declaração de Uso. É válido lembrar que a doação do material é opcional e tudo o que for recebido será utilizado de acordo com as políticas arquivistas e museológicas.

Apoio
Além do lançamento do edital, uma Carta de Apoio entre as entidades envolvidas no desenvolvimento do Projeto será assinada com o objetivo de formalizar o compromisso e a troca de informações entre as entidades. Assinarão a carta a Prefeitura Municipal de Passo Fundo, o Comitê Rio Passo Fundo, a Agenda 21, o Batalhão Ambiental, o Grupo Ecológico Sentinela dos Pampas e o Projeto Navegar, entre outros.