Cultura

Aproveite as férias e visite o Muzar

05/01/2018

17:23

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Visitantes podem conhecer exposições do Museu Zoobotânico Augusto Ruschi, da Universidade de Passo Fundo

As férias são um momento de descanso e descontração, além de uma oportunidade para visitar um museu, ampliando conhecimento em contato com as exposições e coleções. O Museu Zoobotânico Augusto Ruschi, da Universidade de Passo Fundo (Muzar/UPF), tem à disposição, no momento, três exposições: Campos nativos: paisagens gaúchas com João Simões Lopes Neto; Oliver, o espetáculo continua; e Tráfico de animais silvestres. 

O Muzar atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30min às 17h30min. Mais informações e agendamentos de visitas devem ser realizadas por meio do e-mail muzar@upf.br ou pelo telefone (54) 3316-8316.

Confiras as exposições

Campos nativos: paisagens gaúchas com João Simões Lopes Neto
Apresenta de forma interdisciplinar envolvendo biologia, geografia, história e literatura a fauna e flora dos campos por meio da escrita de João Simões Lopes Neto, que em suas lendas, contos e histórias descreve, em detalhes, a paisagem gaúcha no final do século XIX e início do século XX, pois Simões nasceu em 9 de março de 1865 e morreu em 14 de junho de 1916, com 51 anos. O autor pelotense é conhecido nacionalmente através das lendas “O negrinho do pastoreio”, “A salamanca do jarau”, “Jogo de osso”, entre outras.

Oliver, o espetáculo continua
A exposição conta a vida do Leão Oliver que nasceu no Uruguai e passou boa parte de sua vida em circo. Após ser abandonado e resgatado pelo Ibama, Oliver foi encaminhado para o Zoológico da UPF, onde ficou durante sete anos. Após sua morte em 2016, ele foi taxidermizado. A exposição faz uma provocação com o público sobre o cuidado com a natureza e a preservação dos animais. 

Tráfico de animais silvestres
A problemática do tráfico de animais silvestre como uma realidade da ameaça de extinção da biodiversidade brasileira. 

Muzar 
O Muzar é um setor de apoio do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da UPF que mantém coleções representativas do patrimônio natural, colaborando na formação técnico-científica de acadêmicos, profissionais da área e integrando o conhecimento com a comunidade na construção de uma educação integral.

O Museu possui coleções representativas de zoologia, botânica, geologia e paleontologia, por meio da fixação, conservação e catalogação de coleções científicas e didáticas, disponibilizando material de empréstimo e apoiando projetos de identificação da fauna e flora da região do planalto do Rio Grande do Sul.