Apresentação

O Museu Zoobotânico Augusto Ruschi (Muzar) é um setor de apoio do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da Universidade de Passo Fundo (UPF) que tem por objetivo manter coleções representativas do patrimônio natural, colaborando na formação técnico-científica de acadêmicos, profissionais da área e integrando o conhecimento com a comunidade na construção de uma educação integral. Tem como finalidade valorizar o patrimônio natural, através da preservação dos recursos naturais e da integração dos seres vivos e do conhecimento.

Mantém coleções representativas de zoologia, botânica, geologia e paleontologia, por meio da fixação, conservação e catalogação de coleções científicas e didáticas, disponibilizando material de empréstimo e apoiando projetos de identificação da fauna e flora da região do planalto do Rio Grande do Sul, serve de referência para a pesquisa básica, principalmente para o curso de Ciências Biológicas, entre outros.

Desenvolve educação ambiental e museal por meio de ações educativas como: assessorias, palestras, oficinas, projetos, mostras de vídeos, exposições itinerantes e trilha perceptiva. Mantém, ainda, a Sala Verde Itinerante, visando à formação continuada.