Projeto de extensão

Mundo da Leitura, modos de ler o contexto das escolas municipais

O Projeto Mundo da Leitura, modos de ler o contexto das escolas municipais constitui-se na continuidade da parceria entre a Fundação Universidade de Passo Fundo e a Prefeitura Municipal de Passo Fundo/Secretaria Municipal de Educação a partir de um convênio de distribuição do programa 'Mundo da Leitura' para 15 escolas municipais.

O projeto consiste em apresentar aos educadores e alunos do Ensino Fundamental (1ª ao 5ª), ações diferenciadas de leitura por meio da linguagem audiovisual. As escolas contam um kit de DVDs do programa acompanhado de um livro 'Mundo da Leitura na TV: guia de atividades III, voltado aos educadores, com sugestões a serem desenvolvidas, em sala de aula, com os alunos. Para mediar e desenvolver as ações os educadores serão instrumentalizados com oficinas de educomunicação.

O projeto também oportunizará a apreciação de práticas leitoras socioeducativas interdisciplinares no ambiente escolar e no espaço do Centro de Referência de Literatura e Multimeios (CRLM) para educadores e alunos.


Objetivo Geral

Oportunizar a imersão artístico-cultural e tecnológica de professores e alunos em práticas leitoras Multimidiais por meio da instrumentalização de alunos de graduação, proporcionando troca de saberes entre a Universidade e a comunidade escolar, de modo a contribuir para a formação desses sujeitos como cidadãos autônomos e críticos, ampliando sua inserção social. 
Objetivos específicos 

Oportunizar aos professores e alunos a apreciação de práticas leitoras elaboradas pelos alunos de graduação no ambiente escolar e no espaço do Centro de Referência de Literatura e Multimeios da Universidade de Passo Fundo;

Desenvolver oficinas de educomunicação para os professores com o intuito de aproximá-los da linguagem audiovisual, desencadeando a sua compreensão e interpretação dessa linguagem, com vistas a prepará-los para mediar o programa de TV com seus alunos;

Propor aos professores a produção de práticas sócio-educativas interdisciplinares a partir dos conteúdos do programa de TV com a finalidade de aplicá-las aos alunos e, também, publicá-las em meio impresso e em mídias digitais;

Incentivar os alunos das escolas envolvidas no projeto a organizar atividades culturais envolvendo a escola e seu entorno a partir dos conteúdos do programa de TV, bem como a produzir vídeo, fotografia, instrumentos musicais, texto escrito, brinquedos artesanais, entre outros;

Criar um portal, hospedado no servidor da Universidade de Passo Fundo, para serem compartilhadas e divulgadas as experiências do projeto, abrindo espaço à discussão das atividades desenvolvidas pela comunidade escolar e acadêmica.

Realizar a publicação de trabalhos acadêmicos relacionados ao projeto em eventos científicos.


Metodologia

Entende-se que a metodologia adotada para desenvolver o projeto leva em conta a interação entre grupos sociais ou culturalmente diferentes. Os alunos extencionistas, os educadores e alunos das escolas participantes, a comunidade escolar, são todos atores das ações propostas, em consequência estão envolvidos no processo de pesquisa e na definição dos rumos das atividades.

Reuniões semanais de estudos e de avaliação com a equipe interinstitucional do projeto;

Encontros com os educadores das escolas participantes do projeto;

Apresentação de práticas leitoras para alunos e educadores no ambiente do Centro de Referência de Literatura e Multimeios da Universidade de Passo Fundo, proporcionando vivências culturais fora dos muros escolares;

Empréstimo de acervos do Centro de Referência de Literatura e Multimeios para as escolas participantes do projeto;

Oficinas de educomunicação para educadores das escolas participantes do projeto;

Elaboração de práticas leitoras pelos educadores participantes do projeto a partir do kit de DVDs e Guia de atividades distribuídos às escolas;

Elaboração de práticas leitoras pelos educadores, e posterior aplicação para seus alunos;

Realização de dois momentos artísticos na escola envolvendo a comunidade escolar, pais e familiares;

Sistematização e disponibilização das ações desenvolvidas por educadores e alunos no portal do projeto (hospedado no servidor da Universidade de Passo Fundo).


Público alvo

Alunos e educadores de 1º ao 5º ano do ensino fundamental de quinze escolas municipais de Passo Fundo. Irão participar do projeto cinco turmas de cada escola, uma por nível de ensino. As quinze escolas já estão integradas ao projeto.

Local de realização

Escolas Municipais de Passo Fundo (15 escolas selecionadas) - Universidade de Passo Fundo/Centro de Referência de Literatura e Multimeios - Mundo da Leitura.

Avaliação

Avaliação in loco de todas as ações do projeto. Planejamento, implementação, monitoramento e avaliação do desenvolvimento do projeto.
Aplicação de instrumentos de pesquisa e avaliação aos educadores e alunos em diferentes ações do projeto.
Coordenação

Tania Mariza Kuchenbecker Rösing

Projeto aprovado com recursos – Edital PROEXT 2016 - MEC/SESu