Notícias UPF

Livro resgata história dos 20 anos do Mundo da Leitura

  • Por: Assessoria de Imprensa
  • Fotos: Natália Fávero

O livro “Mundo da Leitura: 20 anos formando leitores” foi lançado na quarta-feira, 27 de setembro. O lançamento ocorreu na Bella Gula, no Bella Città Shopping, e contou com a presença de pessoas que fizeram parte dessas duas décadas de histórias. A obra faz um resgate das práticas desenvolvidas e das ações realizadas pelo Mundo da Leitura. 

Como o próprio título do livro já diz, são 20 anos formando leitores. A obra abrange os diferentes projetos que constituíram o Mundo da Leitura, entre eles o Livro do Mês e o programa televisivo na UPFTV que mostrava as aventuras de gato Gali-Leu e sua turma, o Mundo da Leitura nas comunidades, as Práticas Leitoras. “É um trabalho consistente, consolidado e que estimula novas ações”, comenta a criadora e coordenadora do Mundo da Leitura, professora Dra. Tania Rösing, organizadora da obra.

O livro conta com cerca de vinte autores e mais de vinte depoimentos. Durante o lançamento, a professora Tania agradeceu a todas as pessoas que contribuíram com o espaço e também ressaltou a importância do Mundo da Leitura na formação de leitores. “A nossa influência na formação de leitores foi muito grande, e o projeto foi imitado no Brasil e fora do país. Hoje, temos leitores de outras plataformas e linguagens. Isso muda o nosso trabalho. É uma alegria constatar que aquilo de que fomos precursores, hoje é uma coisa evidente”, ressalta.

Sobre o Mundo da Leitura
O Mundo da Leitura, vinculado ao Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH),  foi criado em 1997 e a proposta, desde o início, é realizar ações de leitura multimidiais, oferecendo um acervo diferenciado para alunos e professores das escolas públicas e privadas de Passo Fundo e região, bem como para docentes e discentes de cursos superiores. Quatro anos depois da criação do Mundo da Leitura,  em 2001, a equipe dá início ao projeto Jornadinha, um braço da Jornada Nacional de Literatura. O Mundo da Leitura também foi parar na televisão. Numa produção da UPFTV, em parceria com o Canal Futura, o programa mostrava as aventuras de gato Gali-Leu e sua turma.

Além disso, o Mundo da Leitura conta com projetos consolidados como o Práticas Leitoras, que acolhe os atores das escolas de diferentes naturezas e se prolonga no espaço dessas instituições; o Arte e Literatura aos sábados, um encontro com a comunidade no espaço localizado no Campus I; e o projeto Livro do Mês, que, desde 2006, em parceria com a Prefeitura de Passo Fundo,  o Sesc e a 7ª CRE, traz para o debate com alunos de escolas públicas e privadas autores contemporâneos cujas obras selecionadas são lidas previamente pelo público jovem.