Notícias UPF

Autora do livro “Confusões de um garoto” conversa com leitores em Passo Fundo

  • Por: Assessoria de Imprensa
  • Fotos: Natália Fávero

Programação segue até quinta-feira, 30 de novembro

A escritora do livro “Confusões de um garoto”, Patrícia Barboza, conversa com leitores nesta semana, em Passo Fundo, Capital Nacional da Literatura. O projeto Livro do Mês da Universidade de Passo Fundo (UPF), em parceria com a Prefeitura de Passo Fundo, promoveu o primeiro encontro na terça-feira, 28 de novembro. As atividades também ocorrem nesta quarta e quinta-feira, 29 e 30 de novembro, respectivamente. Os seminários são gratuitos e abertos para a comunidade.

Alunos e professores do ensino noturno participaram da conversa com a autora na noite de terça-feira, no Teatro Municipal Múcio de Castro. Patrícia, que visita Passo Fundo pela segunda vez – a primeira foi em 2013 como escritora da Jornadinha Nacional de Literatura –, falou sobre a experiência de escrever a obra “Confusões de um garoto”. A autora já tem 13 livros publicados, mas a maioria deles tem protagonistas do sexo feminino. “Os meninos ficavam me cobrando um protagonista menino. Tenho o hábito de escrita em primeira pessoa, ou seja, me coloco no lugar do personagem pra escrever. Foi um desafio interessante escrever como se fosse um menino de 14 anos. Pesquisei bastante, assisti filmes, séries e entrevistei muitos meninos para escrever”, comentou a escritora.

O livro mostra os desafios da fase adolescente de um menino. “Culturalmente, vemos muito mais literatura e revistas sobre esse assunto voltado para as meninas. Quis mostrar que os meninos passam por essa fase de transformações, dúvidas e medos, assim como as meninas. Tem sido bem legal a aceitação”, destacou Patrícia.

Programação segue até quinta-feira (30)
Alunos e professores da rede municipal e estadual de ensino participaram do seminário na quarta-feira, dia 29, no Teatro do Sesc e na Faculdade de Medicina da UPF. Um novo encontro para alunos e professores da rede estadual e particular de ensino está programado para a quinta-feira, dia 30, às 9h, no Teatro do Sesc.

Sinopse
Após as férias de verão, Zeca se olhou no espelho e não reconheceu o garoto ali refletido. Ele tinha crescido e mudado muito. Parecia outra pessoa! Estava mais alto, com a voz mais grave, e o que mais causava espanto: seu repentino sucesso com as garotas!  Então veio uma descoberta bastante confusa: ser adolescente não é nada fácil. Não é mais criança, mas também não é adulto ainda. E ali, no meio do caminho, um bocado de coisas novas (e bem estranhas!) passaram a acontecer. Nessa história, o leitor vai acompanhar Zeca enquanto ele navega pelos altos e baixos que surgem com a adolescência e descobrir que, seja como for, o importante é ter ao lado as pessoas que se ama.