Doação de Corpos

Dúvidas frequentes

Dúvidas importantes

1- O que é doar o corpo?
Após o seu falecimento, o corpo não será enterrado nem cremado, será encaminhado ao Laboratório de Anatomia para ser estudado pelos alunos que frequentam a área de Morfologia, com todo o respeito e gratidão.

2- Existe alguma legislação específica para a doação de corpos?
De acordo com o Artigo 14 da lei nº 010.406-2002 do Código Civil brasileiro, é válida, com objetivo científico, ou altruístico, a disposição gratuita do próprio corpo, no todo ou em parte para depois da morte. O ato de disposição pode ser livremente revogado a qualquer tempo.

3- Quem pode doar o seu corpo?
Maiores de 18 anos. Os menores de 18 anos podem tornar-se doadores se a família consentir. A doação só será efetivada com consentimento da família.

4- O doador ou a família recebem algum pagamento pela doação do corpo?
Não. As leis brasileiras proíbem que haja pagamento por corpos humanos ou órgãos.

5- Quais são os gastos para o doador e sua família?
Não existem custos adicionais. Caso a família tenha interesse em realizar o velório ou seja necessário traslado de outra cidade, os custos serão pagos pela Instituição. 

6- São aceitos corpos dos quais os órgãos foram removidos para doação?
Sim. A doação de órgãos para transplante não impede a posterior doação do corpo, mas depende de verificação de viabilidade pelos envolvidos na doação e no transplante. 

7- Mesmo que não tenha havido a doação em vida, ela pode ser realizada pela família após a morte?
Sim. Para isso, é necessário entrar em contato com a Instituição no momento em que a pessoa venha a falecer. 

8- Os familiares do doador podem desistir da doação?
Sim. Assinar o termo de doação não impede a desistência da doação, que pode ocorrer a qualquer momento.

9- Quanto tempo o corpo permanecerá no laboratório?
Dependendo da forma com que é manuseado e acondicionado, o material pode permanecer no laboratório por mais de 40 anos. 

10- O que será feito com o corpo após ele ser utilizado para estudos?
Após ser completamente estudado e ter contribuído para o desenvolvimento profissional dos alunos, este corpo ou parte dele será sepultado.

11- Os familiares terão o acesso ao corpo?
Não. O acesso é permitido apenas aos alunos, professores e funcionários do Laboratório de Anatomia.

12- Algum tipo de doença ou idade impedem de ser doador?
Não há contraindicações para doações.

13- Como garantir que meu corpo será doado?
Além da documentação e do cadastro na área de Morfologia da UPF, é importante que você discuta e informe seus familiares sobre essa decisão, para que, quando constatado o óbito, um dos familiares nos comunique, e, assim, possamos proceder aos encaminhamentos necessários para receber o corpo. Caso os familiares não estejam de acordo com a decisão ou não nos informarem, o desejo não será concretizado.

14- Como proceder para ser um doador?
A doação do corpo para o ensino e pesquisa é uma decisão pessoal que deve ser bem examinada e discutida com a família e com a instituição beneficiada, para que todos os detalhes sejam esclarecidos. É necessário preencher o “Termo de Doação”, em duas vias, que deve ser assinado pelo doador, e registrado em Tabelionato. Além disso, é preenchido um formulário com informações do doador. A decisão deve, preferencialmente, ser feita pelo doador, mas a família deve estar de acordo e autorizar a doação após a morte. Se a família não autorizar, a doação não é efetivada. A identificação dos doadores e todas as informações fornecidas permanecem estritamente confidenciais e serão armazenadas em um banco de dados da instituição.

Desse modo, é essencial que, primeiramente, você tenha certeza da sua escolha. Informe seus familiares  e discuta com eles sobre sua decisão e, preferencialmente,  preencha os documentos abaixo, reconheça firma em cartório das assinaturas e envie uma via original para: Área de Morfologia, Instituto de Ciências Biológicas,  Universidade de Passo Fundo, Campus I – BR 285, Bairro São José / Passo Fundo-RS, CEP: 99052-900

Para demais esclarecimentos, favor contatar-nos pelo fone (54) 3316-8319 ou e-mail morfologia@upf.br