Ensino

UPF promove a qualificação permanente de seus professores

12/07/2017

15:42

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Gelsoli Casagrande

O II Curso de Qualificação Docente busca discutir e proporcionar a vivência de novas práticas aos professores da Universidade de Passo Fundo

A Universidade de Passo Fundo (UPF), por meio da Vice-Reitoria de Graduação (VRGRAD), juntamente com o Setor de Apoio Pedagógico, realizou na noite de terça-feira, dia 11 de julho, a abertura da II Curso de Qualificação Docente. Um Cine Debate foi realizado no auditório da Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis (Feac), reunindo docentes de toda a Universidade. Com o tema “Os percursos da docência sob a ótica do cinema”, os professores Fábio Rochenbach (FAC), Márcio Taschetto (Faed), Adriana Bragagnolo (Faed), Vera Rodrigues (Fear), Marlova Fuga (FD) e Gerson Trombetta (IFCH), discutiram as realidades vivenciadas pelos professores.

O encontro apresentou trechos de sete obras cinematográficas que tinham em seu enredo questões ligadas a educação e a dinâmica de sala de aula entre o professor e aluno. De acordo com a vice-reitora de Graduação e coordenadora do evento, professora Rosani Sgari, a formação continuada é contemplada no Planejamento Estratégico da UPF sendo uma ação programada para qualificação permanente dos professores.

No início do ano foi realizada a primeira etapa do Curso de Qualificação Docente, sendo oportunizado a continuação da formação para que os docentes possam trocar experiências, conhecendo novas práticas de ensino. “O professor precisa sempre estar atualizado, procurando novas metodologias, novas formas de ensinar. Além de estar capacitado, esses encontros servem como uma motivação para chegarmos ao novo semestre recarregados”, destacou a presidente da Fundação Universidade de Passo Fundo, professora Maristela Capacchi.

O Curso de Qualificação Docente segue acontecendo nessa quarta-feira, dia 12 de julho, com a oferta de 16 oficinas, que são ministradas por educadores da UPF e que possuem diferentes abordagens, visando oportunizar momentos de discussão, ensino e reflexão sobre a docência. “Essa é mais uma etapa de um trabalho que vem sendo construído na Universidade desde 2011 e que prevê um Programa de Formação Docente. Constatamos que a medida em que nos encontramos e dialogamos sobre as questões de metodologia, planejamento, de estruturas mesmo em relação aos desafios que temos em sala de aula, isso permanentemente vai melhorando a nossa prática docente”, finalizou a coordenadora do Setor de Apoio Pedagógico, vinculado a VRGRAD, Rosane Rigo De Marco.

Galeria de Vídeos