Extensão

UPF Lagoa Vermelha oferece curso básico em Marcenaria

14/10/2016

11:47

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Reprodução

Atividades iniciam nesta segunda-feira (17). Inscrições seguem abertas até a mesma data

O Centro Vocacional de Inovação Tecnológica na Indústria Moveleira (Cetimov), coordenado pela Universidade de Passo Fundo (UPF) em Lagoa Vermelha, oferece o curso básico em Marcenaria, a ser realizado na Escola Profissionalizante do Senai, em Lagoa Vermelha. As aulas terão início na próxima segunda-feira, 17 de outubro, e se estenderão até 11 de novembro, ocorrendo de segunda a sexta, das 18h30min às 22h30min.

O curso, gratuito, proporcionará condições para o planejamento, a execução e a avaliação de móveis, a partir da interpretação de desenhos técnicos, identificação de materiais, manuseio de ferramentas e instrumentos de medição e operação de máquinas. Tem como objetivo complementar conhecimentos para profissionais já atuantes na área, bem como a formação de novos marceneiros, especialmente jovens em idade a partir de 16 anos com formação a partir da 5º ano do ensino fundamental. O público-alvo é abrangente ao município de Lagoa Vermelha e cidades vizinhas que compõem o Corede Nordeste.

Essa é uma das ações do projeto de desenvolvimento tecnológico, coordenado pelos professores do Curso Superior de Tecnologia em Design de Produto, com recursos do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, através do programa de Apoio aos Polos Tecnológicos. O projeto tem parcerias e apoio do, Sindicato da Indústria de Construção e Moveleira (Sicom), do Senai e da Prefeitura de Lagoa Vermelha.

O projeto do Cetimov tem como objetivo aplicar o design e os processos criativos no setor moveleiro do Corede Nordeste, a fim de agregar valor econômico e social à cadeia produtiva regional. Com sede em Lagoa Vermelha, disponibiliza o Laboratório de Criação para o desenvolvimento de produtos, materiais e processos, com softwares e impressão 3D para modelagem. Por sua vez, o Laboratório de Produção disponibiliza equipamentos e máquinas de alta tecnologia, como seccionadoras por processos computadorizados CNC.

Interessados em participar podem se inscrever até o dia 17 de outubro, pelo telefone (54) 3316-8217, na secretaria do curso de Design de Produto, ou pelo e-mail designproduto@upf.br.