Geral

O Acampamento da Criança com Diabetes está chegando

19/08/2016

16:25

Por: Texto: Matheus Colombo – Extensionista ComSaúde UPF Edição: Assessoria de Imprensa UPF

Fotos: Matheus Colombo – Extensionista ComSaúde UPF

Quarta edição do Acampamento da Criança com Diabetes acontecerá de 17 a 20 de novembro, no Campus I da UPF, em Passo Fundo/RS

O lançamento da nova edição do Acampamento da Criança com Diabetes foi realizado na manhã de terça-feira (16/08), no Ministério Público. A IV edição do evento vem com uma nova roupagem e diversas novidades. O projeto de permanente cuidado a criança com diabetes já trabalha com outras diversas ações relacionadas à criança.

O lançamento do Acampamento contou com a presença de representantes da comarca de Passo Fundo e os apoiadores: o Programa de Extensão ComSaúde da UPF, Lions Club, Grupo Escoteiro Maragatos e o Hospital São Vicente de Paulo. Durante a solenidade foi apresentado a nova edição do projeto com a intenção de buscar novos participantes e o apoio das prefeituras vizinhas para o suporte das crianças. 

Com o apoio do Ministério Público Estadual, foi notificado aos gestores de saúde e educação da comarca, que envolve os municípios de Pontão, Coxilha, Ernestina, Mato Castelhano e Passo Fundo, sobre a realização do projeto. O município de Pontão estava representado pela coordenadora pedagógica da Secretaria de Educação, Maria Elena Camara Souza, que auxilia um dos participantes do projeto que reside nessa cidade. “É importante porque vem trazer essas orientações mais específicas pra ele ter uma melhor qualidade de vida”, garante ela, que acrescenta a participação do município, que auxilia no transporte e na alimentação do estudante.

Outras cidades da região Sul do Brasil, incluindo os estados de Santa Catarina e Paraná, também fazem parte do projeto. 

O Acampamento
Entre os objetivos dos trabalhos desenvolvidos estão a busca pela conscientização, prevenção e qualidade de vida entre os diabéticos. É criado um diálogo entre organizadores e participantes por atividades que contemplem a todos. Entre as oficinas programadas estão: oficinas de preparo alimentos, hidroginástica, rodas de conversa com diferentes profissionais, esportes radicais, atividades culturais, entre outras.

Novidades
Os organizadores garantem que haverá muitas novidades para o próximo acampamento, entre elas, a nova identidade visual do projeto. “Ainda é surpresa, mas uma das novidades deste ano, é que a cerimônia de abertura será no Teatro Municipal Múcio de Castro, com a presença de um representante do Instituto da Criança com Diabetes (ICD) de Porto Alegre”, revela a coordenadora do projeto, professora da UPF Cristiane Barelli.

Segundo a professora, a aproximação com o Instituto busca a troca de experiências, para que em um futuro próximo, Passo Fundo ofereça o serviço de referência semelhante ao ICD.

Outra novidade é uma oficina especial de preparo de alimentos aos profissionais que trabalham nas cozinhas das escolas em que as crianças frequentam.

Como participar
A participação no projeto é gratuita. As vagas são limitadas a 50 participantes. Os pré-requisitos são:
- participar da reunião preparatória que ocorrerá em 01/10/16;
- acampar com um responsável maior de 18 anos.

Contato
Os interessados devem entrar em contato com os organizadores para realizar o cadastro e a inscrição por meio dos telefones (54) 3316-8553 e (54) 9929-4444 ou por e-mail: acampamentodiabetes@upf.br