Extensão

Balcão do Trabalhador é inaugurado em Passo Fundo

02/10/2017

15:48

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Caroline Simor

A Faculdade de Direito da Universidade de Passo Fundo (FD/UPF) promoveu, na última sexta-feira, 29 de setembro, a inauguração do projeto de extensão Balcão do Trabalhador. O evento, realizado no Salão de Atos da unidade acadêmica, contou com a presença da vice-reitora de Extensão e Assuntos Comunitários, Dra. Bernadete Maria Dalmolin; do diretor da FD, Dr. Rogerio da Silva; da coordenadora de Extensão da FD, Me. Jaqueline Morandini; da coordenadora do curso de Direito e do projeto Balcão do Trabalhador, Me. Maira Angélica Dal Conte Tonial; da Procuradora do Ministério Público do Trabalho Priscila Dibi Schvarcz, do representante do Ministério do Trabalho e Emprego, auditor fiscal do Ministério do Trabalho e Emprego, Jorge Henrique Merlin; do presidente do Fgtas-Sine, Sérgio Ferrari; do representante da Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos, delegado regional Rodrigo Marques;  do representante da OAB, Airton Rafael Bier; do representando do poder executivo de Passo Fundo, Carlos Eduardo Lopes da Silva; assim como vereadores e a comunidade acadêmica de forma geral. 

O projeto Balcão do Trabalhador vai atuar em questões referentes às relações de trabalho, contribuindo para minimizar muitos problemas que acontecem no mercado de trabalho. “Para nós, é uma alegria ter mais esse projeto de extensão sendo aprovado e em funcionamento. Esse projeto vai contemplar as relações fragilizadas de trabalho, podendo discutir tanto com empregados quanto com empregadores as problemáticas do mundo do trabalho, minimizando-as e, com isso, fazendo com que o nosso aluno tenha possibilidade de inserção de práticas e também de ampliação de suas possibilidades de intervenção”, destacou a vice-reitora Bernadete Dalmolin. 

A importância do projeto com a interação com a comunidade foi reforçada pelo diretor Rogerio da Silva, que destacou que o Balcão foi ganhando força pela sua relevância, sendo, aos poucos, institucionalizado. “Ele também é importante porque demonstra o compromisso que temos com as boas ideias e com as iniciativas que buscam oferecer serviços e conhecimento para a comunidade. Há 11 anos, neste mesmo local, nesta mesma data, inaugurávamos o Balcão do Consumidor e essa trajetória demonstra o nosso compromisso. Ganha o aluno que pode, na prática, exercitar o que é aprendido em sala de aula, e ganha a comunidade, que tem ao seu alcance serviços de qualidade”, disse. 

O projeto atua na prestação de informações a empregados e empregadores sobre direitos e deveres na relação do trabalho. Além disso, um convênio entre o projeto e o FGTAS Sine permite que seja traçado um panorama de trabalho na comunidade. Dessa forma, a coleta de dados possibilitará intervenções contribuindo com a comunidade no sentido de propiciar uma melhor alocação dos trabalhadores que hoje estão fora do mercado de trabalho. “Nesse curto espaço de tempo que estamos trabalhando, temos recebido uma enorme demanda de questões relacionadas desde ao trabalho infantil, da mulher e do idoso até aos trabalhadores domésticos. Também tem a questão da Reforma Trabalhista, que deixou um clima de instabilidade. As pessoas querem saber o que está mudando com a reforma. Então, o Balcão do Trabalhador vem justamente para sanar esse espaço que está aberto de informações para a comunidade de Passo Fundo e região”, finalizou a coordenadora do projeto, professora Maira.

Balcão do Trabalhador participa do Dia D
Na tarde de sexta-feira, 29 de setembro, a equipe do Balcão do Trabalhador participou do 
Dia D (Inserção da Pessoa com Deficiência no mercado de trabalho) do FGTAS SINE. Parceiro do projeto, o Balcão participou do encontro que reuniu diversas associações e empregadores para esclarecimentos.