Geral

Acadêmicos da UPF Lagoa Vermelha participam de ação do Legislativo lagoense

22/11/2017

16:47

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Taiz Reginini/Câmara de Vereadores de Lagoa Vermelha

Participantes do projeto “Jovem Parlamentar”, universitários apresentaram propostas no Legislativo

Após alguns encontros entre comissão e acadêmicos, a primeira edição do Projeto “Jovem Parlamentar” tornou-se realidade na Câmara Municipal de Lagoa Vermelha. Participaram da proposta onze estudantes da Universidade de Passo Fundo (UPF), Campus Lagoa Vermelha, que ocuparam seus cargos no Legislativo por um dia. A posse ocorreu na noite dessa terça-feira, 21 de novembro. 

Os jovens parlamentares chegaram à Câmara de Vereadores por volta das 17h30min, e, após reunião com os vereadores, foram empossados pelo presidente do Legislativo Ranyeri Bozza, e então, durante a Sessão Ordinária, apresentaram seus projetos e pedidos ao Executivo, com o objetivo de oferecer uma cidade com mais segurança e qualidade de vida. O “Jovem Parlamentar” busca despertar o interesse, principalmente dos jovens, na política. Após a experiência, os acadêmicos se mostraram felizes com a experiência e cientes de que a política faz toda a diferença na sociedade.

O diretor da UPF Lagoa Vermelha, Adriano Lourensi, afirmou sentir-se feliz em reunir e mobilizar os alunos dos diversos cursos para incentivá-los e trazê-los para uma atividade como essa. “Gostaria de parabenizar a vereadora Márcia do Carmo por ser autora desse projeto. A Universidade de Passo Fundo é uma incentivadora dessa atividade. Nós precisamos, enquanto universidade comunitária, nos inserir nesses espaços. Incentivamos os nossos estudantes não apenas a se formarem nos cursos profissionalizantes, mas também a formar cidadãos conscientes de suas responsabilidades. Os Jovens Parlamentares surpreenderam pelas suas propostas e por sua desenvoltura; com certeza estão à frente do seu tempo”, enfatizou.

A vereadora Márcia do Carmo agradeceu a participação dos onze jovens na primeira edição do Programa Jovem Parlamentar. “Estou muito satisfeita e feliz com o desempenho dos Jovens Parlamentares e tenho a convicção de que a nossa política tem jeito. Fizemos essa proposta com o objetivo de estimular jovens lideranças e pessoas que tenham interesse em fazer política. Os Jovens Parlamentares nos surpreenderam, vieram preparados, com pedidos de indicação e providência fundamentados, todos serão aproveitados e entrarão na tramitação de processos da Casa. Agradeço o diretor da UPF, professor Adriano Lourensi, que abraçou esse projeto; ao presidente Ranyeri Bozza e demais vereadores que apoiaram o Programa Jovem Parlamentar”, destacou.

Oportunidade de conhecimento e novas lideranças
Entre as propostas mais apresentadas pelos estudantes, destacam-se os setores da Saúde, Educação, Mobilidade Urbana e Infraestrutura. O Jovem Parlamentar Daniel Lira de Campos parabenizou os vereadores que incentivaram o projeto. “Com esse projeto, conseguimos entender e conhecer mais o Poder Legislativo, o funcionamento de uma Sessão e o trabalho do vereador. Foi uma oportunidade de adquirir conhecimentos e de manifestar alguns pedidos que possam contribuir para uma melhoria no município. Projetos como esse alavancam o surgimento de novas lideranças”, afirmou.

A Jovem Parlamentar Daiane Bozza afirmou que a iniciativa do projeto é inovadora e oportuniza aos alunos conhecer mais de perto a política. “Essa oportunidade agregou muitos conhecimentos, mudou nosso olhar sobre os serviços prestados pelos vereadores e sobre como são realizados os processos em nosso município. Agradeço a oportunidade de participar do projeto e por conhecer como se constrói a política realizada aqui em Lagoa Vermelha”, assegurou.