Como participar

O professor interessado no Programa de Intercâmbio Docente deverá fazer parte do plano de carreira da instituição.

Para participar do Programa de Intercâmbio Docente, o professor  deverá protocolar junto à sua unidade acadêmica, com antecedência de três meses ao período do intercâmbio, os documentos abaixo e enviá-los à Assessoria para Assuntos Internacionais e Interinstitucionais. Os documentos devem ser protocolados, em duas vias, sendo uma em português e outra na língua do país de destino:

1-Formulário de identificação (disponível no menu Formulários).
2-Currículo Lattes. 
3-Plano de Atividades* a serem desenvolvidas na universidade anfitriã. 
4-Comprovante de Proficiência da língua do país de destino ou certificado de curso de idioma, em nível pré-intermediário, no mínimo.
5-Carta de apresentação, justificando a relevância do intercâmbio em sua formação ou atividade como professor e/ou pesquisador na UPF.

* O Plano de Atividades será apresentado para apreciação da Reitoria da UPF e, posteriormente, enviado à universidade de destino para aceite. Neste documento, o professor interessado deverá relacionar os seguintes itens:

- Identificar a universidade de destino.
- Determinar o período em que realizará o intercâmbio.
- Identificar a unidade/faculdade da instituição estrangeira em que desenvolverá suas atividades.
- Comunicar se já visitou a instituição e, nesse caso, indicar quem seria a pessoa de contato que poderia recebê-lo.
- Descrever as atividades que pretende realizar durante sua estada na instituição estrangeira por meio de um cronograma das mesmas.
 
DICA! Se estiver se candidatando para um país falante de Língua Inglesa e o Comprovante de Proficiência exigido for o TOEFL, acesse o TOEFL Study Guide.