Bolsa para professores

Concedidas por Entidades Oficiais Brasileiras:

Capes
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) – agência de incentivo do governo federal – oferece opções de bolsas para os mais diversos países, principalmente em nível de doutorado, pós-doutorado e estágios no exterior.

CNPq
Ligada ao Ministério da Ciência e Tecnologia, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico subsidia bolsas para doutorado sanduíche e doutorado pleno no exterior.

Fapesp
A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo oferta subsídios para a prática de estágios de pesquisa para bolsistas de pós-doutorado.

Erasmus Mundus
O programa foi criado pela União Europeia a fim de oferecer bolsas integrais para cursos de mestrado e doutorado.

Fundação Beca
A fundação mexicana proporciona oportunidades para candidatos realizarem estudos de pós-graduação no exterior.

Fundação Carolina
A entidade possui diversos auxílios para candidatos das mais variadas áreas fazerem cursos de pós-graduação na Espanha.


Concedidas Por Fundações, Institutos E ONG´S Nacionais:

Fundação Estudar
Desde 1991 a Estudar oferta bolsas para alunos brasileiros realizarem mestrado e doutorado em instituições no exterior.
 
Instituto Ling
Com sede em Porto Alegre, o Instituto Ling distribui bolsas de estudo de pós-graduação em universidades de ponta do mundo.

Bolsas Concedidas Por Institutos e Governos Estrangeiros:

Alemanha
O DAAD (em português, Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico) oferece bolsas para mestrado e doutorado nas áreas de desenvolvimento sustentável, políticas públicas, além de especialização em música, artes, design, artes cênicas, arquitetura e cinema.
 
Bélgica
Através do programa Vlir-Uos, postulantes brasileiros podem fazer mestrado, estágios ou pesquisas de curta duração em instituições na Bélgica.

Canadá
O programa de bolsas internacionais do Canadá oferece uma série de oportunidades para brasileiros realizarem pós-graduação ou desenvolver pesquisas no país.
O Fundo de Pesquisas de Québec oferta opções de bolsas para mestrado, doutorado e pós-doutorado para pesquisadores brasileiros.

China
Através da Embaixada da República Popular da China no Brasil, o governo chinês disponibiliza oportunidades de bolsas integrais para estudos de pós-graduação.

Espanha
Como parte de um programa do Ministério de Assuntos Exteriores e Cooperação Espanhola, as bolsas Maec-Aecid oferecem bolsas para estudos no nível de pós-graduação.
 
EUA
A Education USA oferece informações sobre oportunidades de estudos em universidades americanas.
A Comissão Fulbright oferece diversas possibilidades de bolsas para pós-graduação e doutorado parcial.
 
França
O Campus France, serviço oficial de informações sobre os estudos superiores na França, ligado aos Ministérios franceses da Educação e das Relações Exteriores, oferece oportunidades de bolsas para estudar no país.
 
Grã-Bretanha
As bolsas Chevening subsidiam bolsas de mestrado em universidades britânicas.
 
Hungria
A Fundação Tempus gerencia acordos de cooperação internacional direcionados para a área de educação, através dela é viável conseguir auxílio para realização de pós-graduação na Hungria.
 
Itália
O Ministério das Relações Exteriores da Itália oferece bolsas de estudo para brasileiros cursarem a pós-graduação no país.

Marie Skłodowska-Curie Actions
A Marie Skłodowska-Curie Actions apoia os investigadores em todas as fases da sua carreira, independentemente da sua nacionalidade. Pesquisadores que trabalham em todas as disciplinas são elegíveis para financiamento. O MSCA também apoia doutoramentos industriais, combinando estudo de pesquisa acadêmico com trabalho em empresas, e outra formação inovadora que melhora empregabilidade e desenvolvimento de carreira.
 
Nova Zelândia
O governo Neozelandês seleciona candidatos para bolsas integrais de doutorado no país.
 
Rússia
Representante oficial das Instituições russas no Brasil, a Aliança Russa, oferece bolsas para cursos de mestrado.
 
Suíça
O Governo da Suíça oferta bolsas de pós-graduação exclusivamente para brasileiros. São oportunidades de mestrados, doutorados e pós-doutorados.
 
Taiwan
O governo de Taiwan, através do Fundo de Desenvolvimento e Cooperação Internacional, concede bolsas para estudos de pós-graduação no país.