Notícias UPF

Expectativas, anseios e animação marcam mais uma edição do Interação UPF

  • Por: Caroline Simor da Silva
  • Fotos: Gelsoli Casagrande

Atividade chega à 9ª edição reunindo mais de 6 mil alunos de 107 municípios do Rio Grande do Sul e Santa Catarina

Todos os anos, a Universidade de Passo Fundo (UPF) abre suas portas para alunos do 3º ano do ensino médio durante o Interação UPF. Em sua 9ª edição, a atividade reúne mais de 6 mil alunos e 309 professores, de 107 municípios do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Na chegada e nas visitas guiadas às unidades e aos cursos de graduação, os alunos apresentam suas expectativas e seus anseios e demonstram a animação de quem tem a vida toda pela frente.

Presente no evento, a vice-reitora de Graduação Rosani Sgari destacou a alegria da UPF em receber os alunos todos os anos. Para ela, essa é a grande oportunidade para que centenas de estudantes conheçam a estrutura e a qualidade da Instituição. “Preparamos com muito carinho este espaço, para que eles possam conhecer os cursos e as 59 opções de ingresso no Vestibular de Verão 2016/1. Temos professores altamente qualificados, uma estrutura diferenciada e um astral preparado para atender aos novos alunos”, frisou.

A vice-reitora de Extensão e Assuntos Comunitários Bernadete Maria Dalmolin também deu as boas-vindas aos estudantes.

Conhecer para decidir
Além de interagir com outras escolas, os alunos participam do Interação com o objetivo de conhecer a estrutura da UPF, os cursos e os professores. A ideia é organizar ideias sobre o que fazer no futuro.

Para Pedro Borghetti, 17 anos, conhecer a UPF era um desejo e a visita vai ajudar na decisão da profissão. “Sempre quis conhecer. No Interação, conseguimos visitar os cursos, ver a estrutura física, que é gigante. Quero fazer jornalismo, mas quero também conhecer outros cursos”, destacou o estudante da Escola de Ensino Fundamental Girassol, de Não-Me-Toque.

Ampliar horizontes e conhecer possibilidades estão entre os objetivos da aluna Éllen Paloma, da Escola Estadual Adelino Pereira Simões, de Passo Fundo. Para ela, o Interação é uma oportunidade para conhecer de perto a UPF. “Quero conhecer mais a Universidade, saber dos cursos, dos professores, laboratórios e bibliotecas. Além disso, aqui também ficamos por dentro de informações sobre as bolsas e sobre ações que facilitam o ingresso do aluno e isso é muito bom”, ressaltou.

Atividades até o fim do dia
Além de conhecerem os cursos e as unidades e de trocarem informações com professores e coordenadores, os visitantes terão diversas atividades para aproveitar o dia no Centro de Eventos, Campus I. O Interação segue até quinta-feira (22/10).

Todos os dias, o encerramento contará com o show da banda General Bonimores.