Integrado

IV Encontro Integrador das Escolas Particulares de Passo Fundo é realizado na UPF

12/03/2018

16:10

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Natália Fávero

A Universidade de Passo Fundo (UPF) sediou o IV Encontro Integrador das Escolas Particulares de Passo Fundo, nos dias 9 e 10 de março, no Centro de Eventos. O Encontro foi organizado pelo Centro de Ensino Médio Integrado da Fundação Universidade de Passo Fundo (Integrado UPF) e pelas escolas Círculo Operário, Colégio Marista Conceição, Colégio Notre Dame, Colégio Salvatoriano Bom Conselho, Escola Notre Dame Menino Jesus, Escola Redentorista Menino Deus, Garra e Instituto Educacional Metodista.

A palestra de abertura, realizada na noite de sexta-feira, 9 de março, foi ministrada por Marcos Meier, voltada para pais e alunos. O tema escolhido foi “Como desenvolver a inteligência de seu filho”. Já no dia 10, a programação foi voltada para professores, com a temática “Aprendizagem significativa”.

O conferencista nacional e internacional Marcos Meier, que é psicólogo, professor de matemática, escritor e mestre em Educação, ressaltou a importância de colocar limites para os filhos. “É preciso colocar limites e limites claros para os filhos. Porque se eles não sabem o que pode e o que não pode, o que é seguro ou não, eles entram em competição de autoridade com os pais. É por amor que se coloca limites. E como se coloca limites? Construindo vínculos com seu filho. Conte histórias para ele e escute as histórias dele”, salientou Meier.

Há quase uma década, representantes de nove escolas particulares de Passo Fundo reúnem-se mensalmente com o objetivo de socializar legislações de ensino, práticas pedagógicas, metodologias de ensino, protocolos e contextos do cotidiano escolar. O objetivo é planejar ações para garantir a formação continuada de professores e melhorar o processo educacional das escolas. “Acreditamos que juntos nos solidificamos, nos aperfeiçoamos e aprimoramos nossas ações, melhorando o processo de ensino-aprendizagem de nossas escolas”, destacou o diretor do Integrado UPF, professor Jonir Dalbosco.

A ação constitui um momento de integração entre educadores, pais e professores das escolas particulares de Passo Fundo. “É um momento de educação, de formação e de capacitação. O mundo está em grande transformação e temos que nos preparar para os desafios que a sociedade e a educação nos trazem. A presença dos pais também é muito importante. Escola e família têm que andar juntas”, salientou a diretora do Colégio Salvatoriano Bom Conselho, irmã Lurdes Oro.

A diretora do Instituto Menino Deus, Marcia Bandeira Vargas Muccini, também enfatizou a importância dessa integração entre as escolas. “Esse encontro significa fomentar uma cultura saudável, de bem-viver, que busca valores que entendemos ser necessários, que devem perseverar e devem ser fortalecidos. Precisamos acreditar que é possível fazermos uma cultura educacional forte e bem-sucedida em Passo Fundo”, comentou a diretora.