Integrado

II Mostra do Conhecimento do Integrado UPF será realizada em junho

19/04/2018

09:59

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Camila Guedes

Abertura do evento foi realizada na noite dessa quarta-feira, 18 de abril, com a palestra do vice-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UPF

Foi aberta oficialmente na noite dessa quarta-feira, 18 de abril, a II Mostra do Conhecimento Integrado – Cursos Técnicos, promovida pelo Centro de Ensino Médio Integrado UPF. A cerimônia foi realizada no auditório da Biblioteca Central, Campus I, com a presença do vice-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UPF e palestrante da noite, professor Dr. Leonardo José Gil Barcelos, do diretor do Integrado, professor Jonir Dalbosco, além de professores e alunos dos cursos técnicos. 

Em sua segunda edição, a Mostra do Conhecimento será realizada nos dias 11 e 12 de junho, com o objetivo de desenvolver uma atitude inquiridora e investigativa que desperte o espírito criativo e o trabalho em equipe, além de oportunizar aos estudantes a busca pelo conhecimento a partir de vivências e também desenvolver, aproximar e apoiar a comunidade escolar na iniciação científica. A atividade envolve os alunos do segundo e do terceiro nível dos cursos técnicos em Alimentos, Eletrotécnica, Mecânica, Enfermagem e Radiologia, no Campus I, e nos Campi de Casca e Soledade. 

Com uma temática livre, a Mostra contará com cerca de 20 trabalhos, com diferentes temas, desenvolvidos pelos alunos em sala de aula com um professor orientador. “O principal objetivo da Mostra é a pesquisa, inserir os alunos nesse contexto de pesquisa e fazer com que eles coloquem essa pesquisa em prática. É uma forma de fazer com que o aluno faça parte desse meio, de buscar e construir o conhecimento”, explicou uma das organizadoras da atividade, a professora Zuleica Novelo. Além dela, também integram a comissão os professores André Gugel, Maritânia Morgan e Renata Webber.

A Mostra, na opinião do diretor do Integrado, é um momento diferenciado na instituição, de integração e de inquietudes. De acordo com o professor, é de competência da equipe gestora e dos professores estimular os alunos na busca pelo conhecimento. “Ao concluir o curso técnico, nós não concluímos a nossa formação, nem humana, nem técnica, é só o início da jornada e o Integrado, inserido numa grande Universidade, tem a obrigação de ser uma escola técnica que traz eventos conscientes, formadores, estimuladores e inquietantes e é por isso que nós estamos fazendo a segunda edição da Mostra do Conhecimento. É por isso que nós precisamos do comprometimento de vocês, porque vocês serão os protagonistas da construção do conhecimento de vocês”, destacou Jonir. 

A importância da iniciação científica
Convidado da noite, o professor Leonardo falou sobre o tema “A importância da ciência e da iniciação científica”. Segundo o vice-reitor, sua principal missão foi a de mostrar que todo mundo pode pensar em pesquisa, inclusive nos cursos técnicos. Em sua palestra, o professor destacou questões como o perfil do pesquisador, o pensamento científico e o que isso pode trazer de positivo mesmo para que não for seguir essa carreira. “Um exemplo é a situação que o país vive hoje e que não aconteceria se o pensamento científico fosse mais arraigado. As pessoas buscariam evidências, não compartilhariam notícias falsas. Um cientista jamais vai aceitar uma notícia sem ter todas as evidências”, pontuou.