Histórico

O Centro de Ensino Médio Integrado UPF completa 28 anos de atuação em permanente sintonia com seu objetivo inicial: promover o autodesenvolvimento do educando como ser humano, seu preparo para o exercício da cidadania e o desenvolvimento de suas aptidões para o trabalho.

Mantido pela Fundação Universidade de Passo Fundo, o Integrado UPF foi criado em 13 de novembro de 1989 e oferecia, inicialmente, apenas o antigo Ensino de 2º Grau. Em 1994, passou a oferecer, também, cursos de Educação Profissional em níveis auxiliar e técnico.

Atualmente, a escola atende a mais de 800 estudantes, que buscam o aprendizado nas aulas de ensino médio e nas sete opções de cursos técnicos. O ensino é ministrado por professores qualificados e comprometidos com a formação profissional e pessoal dos estudantes.

Seu principal diferencial é a infraestrutura, visto que os alunos têm à sua disposição laboratórios para aulas práticas, a rede de bibliotecas da UPF, com mais de 110.000 títulos e 285.000 exemplares, além de periódicos, de acesso a links de base de dados online que contemplam artigos científicos, de periódicos eletrônicos e de bibliotecas virtuais.

Filosofia
O Centro de Ensino Médio Integrado UPF, da Fundação Universidade de Passo Fundo, é uma instituição de ensino, cuja função básica é a formação de cidadãos competentes, conscientes e comprometidos com a construção sistemática e crítica do conhecimento, pessoal e coletivamente, efetivada na interação entre os vários sujeitos nela envolvidos, favorecendo a solidariedade, a criatividade, a responsabilidade, os direitos humanos, os imperativos ecológicos, a valorização da vida e a compreensão da cultura e da história.