Universidade

UPFTV e Rádio UPF: informação e conhecimento para a comunidade

07/06/2017

15:05

Por: Alessandra Pasinato

Fotos: Gelsoli Casagrande

Novidades em cenários, estúdio e programação marcam nova fase das emissoras de rádio e televisão da FUPF

Aproximando-se da marca de meio século em ensino, pesquisa, extensão e inovação tecnológica, a Universidade de Passo Fundo (UPF) se consolida como a maior instituição de ensino do Norte do Rio Grande do Sul. Esse posicionamento também reflete o compromisso da UPF em transmitir conhecimento e informação, por meio do Complexo de Telecomunicações, formado pela UPFTV, emissora de televisão da Fundação Universidade de Passo Fundo (FUPF); e pela Rádio UPF, a maior rede de rádios universitárias do sul do Brasil.

Com transmissão aberta desde agosto de 2005, a UPFTV se consolida com uma programação baseada no compromisso com a cidadania, com a prestação de serviços e com adifusão do conhecimento. A rede de rádios da UPF completará, em agosto, 10 anos de operação e, em sua área total de cobertura, somadas as quatro emissoras da rede – Passo Fundo, Soledade, Carazinho e Palmeira das Missões/Sarandi –, abrange uma região de cerca de 800 mil pessoas. Marcando uma nova fase das emissoras de rádio e televisão da FUPF, novidades em estúdio, cenários e programação serão apresentadas para convidados pela UPFTV e Rádio UPF nesta quinta-feira, dia 8 de junho.

Como grande incentivador dos veículos de comunicação da Universidade, o reitor da UPF, José Carlos Carles de Souza, destaca a importância de inovar, de agregar ainda mais informação aos programas e, mais do que isso, de aproximar cada vez mais esses veículos da comunidade de Passo Fundo e região. “A UPFTV é a emissora educativa que mais dialoga com a comunidade e a Rádio UPF leva aos ouvintes comunicação, cultura e conhecimento. Assumimos o protagonismo de levar informação e inovamos para poder atender de forma qualificada a essa demanda”, aponta o reitor.

UPFTV

A UPFTV é uma das afiliadas do Canal Futura. Dentre as novidades na programação está o telejornal Hora da Notícia, que antes se chamava Canal de Notícias. Além do novo nome, o programa também ganhou um novo cenário, com cores mais claras e design inovador, e o ambiente permite mais mobilidade por parte do apresentador. O Hora da Notícia apresenta as principais informações de Passo Fundo e região, sempre com viés educativo e de desenvolvimento regional. Notícias sobre saúde, comportamento, geração de renda, educação e cultura são apresentadas no programa, que vai ao ar de segunda a sexta, às 12h30min, ao vivo, e tem duas reprises à noite, às 19h30min e às 22h30min.

Outro programa que tem nova nomenclatura é o Fim de Semana, que agora se chama A Semana. O programa apresenta um resumo dos principais assuntos que ocorreram durante a semana, que movimentaram Passo Fundo e região, e vai ao ar nas sextas-feiras e aos sábados e domingos. Também com cenário novo, o programa oferece mais mobilidade ao apresentador.

Conforme a supervisora da UPFTV, Taís Rizzoto, o intuito da emissora é estar cada vez mais próxima da comunidade. “Temos um cenário moderno e atualizado, que permite mobilidade por parte dos apresentadores e, também, há uma mudança no fazer jornalístico, aprofundando o conteúdo que é relevante para a comunidade. Somos hoje a emissora em canal aberto com o maior tempo de programação local, isso nos dá uma responsabilidade muito grande”, afirma ela, adiantando que, em breve, haverá outras novidades tanto na programação quanto nos cenários, e, também, em relação à interação com os telespectadores.

Os novos cenários

A praticidade foi a base do projeto dos novos cenários da UPFTV. Idealizado pelo arquiteto e professor da UPF Luis A. Hofmann Jr., os painéis ganharam um design inovador e cores leves, com criação logotipos para cada um dos programas. A composição do cenário usa ainda um painel com formas convexas com encaixes e deixa visível a janela de vidro que expõe a parte externa do jardim.

O professor explica que o letering do programa Hora da Notícia conta com um relógio e elementos gráficos que remetem ao horário no qual o programa é apresentado, e, de fundo, é composto por um gradiente em verde e amarelo. Um giro de 180º muda o cenário para o programa A Semana, que tem seu letering inspirado no calendário e nos dias da semana. “Os cenários foram projetados prezando pela praticidade e pela modernidade, ao mesmo tempo em que representam inovação”, avalia o arquiteto.

Rádio UPF

Desde o dia 17 de maio, a Rádio UPF opera em seu novo estúdio. Com um design inovador na ambientação dos equipamentos e tratamentos de iluminação e áudio, o espaço foi a base do lançamento da nova programação. Dentre as novidades, está a ampliação de edições do programa Café Expresso, que mixa em seu conteúdo notícias e música de qualidade. A edição original, das 7 às 9h da manhã, com produção e apresentação de Gerson Pont e Zulmara Colussi, já obtém grande repercussão e audiência desde sua entrada no ar, em julho de 2015. As novas edições do Café vão ao ar às 12h e às 18h, com apresentação de Moisés Cristiano, Gerson Pont, Cris Jaqueline e Jonathas Koche.

Também houve alteração dos horários diários do Caixa Preta e do Versão Brasileira, que estão renovados. O Caixa Preta, programa de flashbacks, é apresentado por Evandro Oliveira e vai ao ar às 11h. O Versão Brasileira, com Gerson Pont, vai ao ar às 14h. Completando a lista de novidades, está o A La Carte, um programa que propõe programações musicais personalizadas conforme o dia da semana. O programa vai ao ar às 21h e tem apresentação de Jonathas Koche.

Para o supervisor da Rádio UPF, Gerson Pont, a modernização física do estúdio acompanhou a ampliação do Café Expresso, um dos programas que alia música e informação. “Apostamos nessa mistura de música e notícia, de forma que o ouvinte escute música e se mantenha informado”, comenta, explicando que as três edições oportunizam que os ouvintes possam receber informações nos horários de maior deslocamento no trânsito. Além disso, a Rádio UPF conta com um aplicativo mobile, que pode ser baixado no celular.

Nova identidade

Com novo estúdio e programação reformulada, a Rádio UPF também conta com uma nova identidade visual. Seguindo a percepção já utilizada pela rádio, com foco na inteligência, o novo posicionamento exalta a inteligência que se diverte, adicionando um estímulo sonoro às realizações pessoais do indivíduo, humanizando e aproximando esse conceito dos ouvintes, que buscam música boa com muita informação e conteúdo relevante.

O conceito, criado pela Agência Gallo, remete ao estilo de quem se inspira na música. “Aqui a inteligência se diverte e garante a imagem da Rádio UPF como uma rádio diferente das demais”, explica o proprietário da Agência, Roberto Ferreira, que contou com uma equipe de funcionários para a definição da nova identidade, todos profissionais egressos da UPF.

Assista e ouça

A UPFTV pode ser sintonizada em Passo Fundo pelo canal 4 da TV aberta e 14 da NET; em Marau, pelo canal 54; em Sarandi e Palmeira das Missões, pelo canal 45; em Soledade, pelo canal 30; e em Carazinho, pelo canal 20. As reportagens também podem ser conferidas na página da UPFTV no Facebook.

A Rádio UPF pode ser sintonizada em Passo Fundo na frequência 99.9; em Carazinho, na frequência 90.5; em Soledade, na frequência 106.5; e em Palmeira das Missões e Sarandi, na frequência 106.3. É possível ouvir a rádio pelo site www.upf.br/radio ou pelo APP mobile Rádio UPF, disponível para smartphones e iPhone.