Notícias UPF

Troca de experiências e conhecimentos impulsionados pela internacionalização

  • Por: Caroline Simor
  • Fotos: Caroline Simor

O processo de internacionalização das instituições não passa apenas pelo processo de possibilitar a qualificação docente e discente no exterior. Esse desafio requer boas parcerias e um trabalho constante de renovação de ações. Mostrando que essa consolidação está acontecendo, o Programa de Pós-Graduação em Odontologia e a Faculdade de Odontologia (PPGOdonto/FO) recebe nesta semana o PhD. Jason Griggs, professor e presidente do Departamento de Ciência dos Materiais Biomédicos da University of Mississippi Medical Center. Na tarde desta quinta-feira (06/07) ele palestrou para alunos da graduação e pós-graduação sobre “Testes de longevidade em implantes dentários”. 

De acordo com o diretor da Faculdade, professor Dr. Álvaro Della Bona, a parceria iniciou ainda em 1998, durante a realização do seu doutorado. Para ele, a vinda do professor Jason até a Universidade mostra o quanto o Programa e a própria Faculdade tem potencializado os processos de internacionalização, trazendo pesquisadores de renome para desenvolver parcerias e interagir com alunos e professores. “Temos programas de pós-graduação cada vez mais consolidados, um Parque Tecnológico em pleno funcionamento e uma estrutura que nos dá condições para crescer ainda mais. Com toda essa realidade, a vinda do professor Griggs, demonstra que estamos evoluindo e no caminho certo”, destacou.

Griggs disse estar muito feliz com o convite e com a possibilidade de conhecer a Instituição. Segundo ele, o UPF Parque demonstra de forma bastante concreta a relação eficaz entre ensino, pesquisa e extensão na Universidade. Em sua fala com os alunos, apresentou a estrutura do laboratório em Mississipi, falou sobre os projetos de que desenvolve e abordou, entre outras questões, o tema das falhas de implantes em titânio e como predizer essas falhas.

Oportunidade
Aproveitando a vinda de Griggs, a coordenação do PPGOdonto solicitou que alguns alunos apresentassem suas dissertações em inglês. Após cada apresentação, ele fez considerações e contribuições para as pesquisas.

De acordo com a professora Dra. Márcia Borba, que integra o Programa, a iniciativa foi bastante positiva, uma vez que desafiou os alunos e ainda abriu a oportunidade para que eles conversassem com o convidado. “O professor Jason já é nosso colaborador há um bom tempo, mas foi uma oportunidade para que ele conhecesse a Universidade e trocasse informações com os professores. Também foi um momento importante para que os alunos pudessem apresentar os seus trabalhos em inglês e tivessem o retorno, imediato, de um pesquisador da área”, ressaltou.

A atividade fez parte dos eventos que antecedem o 7º Congresso Odontológico do Planalto e a 33ª Semana Acadêmica Odontológica UPF, que ocorrem em outubro na Universidade. Para o presidente da Semana Acadêmica, Daniel Vicente Tognon, novas descobertas surgem com momentos como esse. “Essa troca de conhecimentos que nos é proporcionada torna-se fundamental para que nós, estudantes, possamos aperfeiçoar os conhecimentos já firmados, nos mantendo atualizados e dispostos a novas descobertas”, disse.