A Faculdade

Apresentação

A Faculdade de Odontologia da UPF foi pioneira na área da saúde em Passo Fundo e uma das primeiras unidades a comporem a própria Universidade, sendo autorizada para funcionamento em 1961. Em 1965, o curso de Odontologia foi oficialmente reconhecido pelo Conselho Federal de Educação.

A unidade conta com infraestrutura contemporânea e equipamentos necessários para atender às atividades de ensino, pesquisa e extensão. São mais de 6 mil metros quadrados de área física, onde estão instalados laboratórios para práticas pré-clínicas, laboratório para confecção de prótese e para realização de pesquisa.

A FO conta com cinco clínicas odontológicas, recentemente requalificadas. Possui também um centro cirúrgico com sala de recuperação, equipado para práticas de cirurgias orais menores. Além do ensino humanista e inovador, destaca-se pelo compromisso social, oferecendo, a cada semestre, mais de 8 mil atendimentos à comunidade na Universidade e inúmeras atividades de extensão fora do campus.

Uma Comissão Permanente de Controle de Infecção orienta, supervisiona e cobra procedimentos que induzem à segurança dos alunos, professores, funcionários e pacientes. Dispõe, ainda, de um Banco de Dentes que dá suporte à demanda para o ensino e à pesquisa.

Com mais de meio século de história, a Faculdade de Odontologia da UPF oferece curso de graduação, especializações, residência, mestrado e doutorado. Além disso, seu rigor científico é comprovado com a publicação de uma revista com publicações científicas da área, a Revista da faculdade de Odontologia (RFO).