Extensão

Projetos dos programas

Nome do Programa

Programa de apoio à pessoa portadora de déficit de atenção e hiperatividade

Área: Saúde

Unidades Relacionadas: Faculdade de Medicina - FM

Cursos Envolvidos: Medicina

Coordenador: Claudio Joaquim Paiva Wagner

O Programa de apoio à pessoa portadora de déficit de atenção e hiperatividade é um projeto de extensão da Faculdade de Medicina da Universidade de Passo Fundo (FM/UPF) que se destina ao estudo, à pesquisa, à prevenção e ao tratamento da população de crianças e adolescentes provenientes de escolas estaduais e municipais com a suspeita de serem portadores de TDAH.

As atividades são desenvolvidas no ambulatório da Faculdade de Medicina, que fica dentro do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP), e têm por objetivo atender a população a que o Programa se destina e desenvolver ações de prevenção e tratamento multidisciplinar do transtorno. As crianças e os adolescentes são encaminhados por  seus professores   e são atendidos por alunos da Faculdade de Medicina e do curso de Psicologia.

A prevalência do TDAH está em aproximadamente 3 a 5% da população de crianças e adolescentes e o transtorno geralmente é acompanhado de comorbidades com outras patologias, como os transtornos de aprendizagem, transtornos de humor, transtornos de ansiedade e transtornos por uso de substâncias.

Este projeto está vinculado ao Centro Universitário de Saúde Coletiva (Ceusc).

Contato: wagner@upf.br