A Faculdade de Medicina (FM) da UPF, criada em 1970, possibilitou ao município de Passo Fundo se consolidar como um polo de referência na área da saúde para a região norte do Rio Grande do Sul e também para os demais estados da região Sul brasileira. Atualmente, a Unidade oferece duas seleções anuais (inverno e verão) para ingresso ao curso de Medicina.

Com currículo inovador, o curso de Medicina da UPF propicia uma visão generalista da realidade e também atuação que beneficia à comunidade. Ao centrar na formação de um médico ético e engajado na solução dos problemas dos seus pacientes, o curso se posiciona como um dos mais modernos e atuantes do Brasil. Entre os serviços que se vinculam ao curso de graduação, estão atendimentos em Unidades Básicas de Saúde do município, Ambulatório Central da UPF e nos hospitais de referência, sempre com a supervisão dos professores.

Os benefícios à comunidade em função da presença da Faculdade de Medicina da UPF podem ser percebidos pelo desenvolvimento de projetos de extensão que humanizam e qualificam os atendimentos médicos em diferentes espaços. A integração com diferentes cursos da UPF também propicia aos egressos uma visão ampliada do sistema de saúde e da comunidade nos quais irão atuar.

O curso, por meio da curricularização da pesquisa e extensão, coloca os alunos desde os primeiros semestres em contato com a elaboração de novos conhecimentos, contemplando as demandas da comunidade. A discussão de casos clínicos entre professores e alunos, que possibilita a integração das ações de saúde entre teoria e prática das disciplinas que compõem o semestre cursado.

A internacionalização da Faculdade de Medicina é uma realidade que se efetiva por meio de convênios com instituições estrangeiras, onde os alunos podem realizar estágios extracurriculares e áreas do Internato Médico, com supervisão de preceptores estrangeiros.