Logomarca TSNet
_anima
Bolsa e Auxílios PDF Imprimir E-mail

Bolsas de estudo

ProUni: a Universidade de Passo Fundo está cadastrada no programa do Ministério da Educação, criado pelo Governo Federal em 2004, que oferece bolsas de estudos em instituições de educação superior privadas, em cursos de graduação e seqüênciais de formação específica, a estudantes brasileiros de baixa renda sem diploma de nível superior.
Podem se inscrever através do site www.prouni-inscricao.mec.gov.br/inscricao/inicio/ os alunos que realizaram a última prova do ENEM, e que concluíram o Ensino Médio em escola da rede pública ou na rede privada na condição de bolsista integral e que não tenham renda superior a 11/2 e 3 salários mínimos, per capita, para bolsas integral e parcial de 50%, respectivamente. Importante: ao cadastrar-se no programa, lembre-se de selecionar o curso de Filosofia como uma das opções de curso. Clique aqui para obter maiores informações.

Bolsa Social: É um programa de auxílio instituido pela própria  Universidade de Passo Fundo, que concede bolsas de estudo no percentual de 50% (cinquenta por cento) aos alunos aprovados no Processo Seletivo do Vestibular, Transferência, Reingresso ou Reabertura, com renda bruta per capita, do grupo familiar, de até três salários mínimos. Confira aqui as informações completas.

Bolsas de Iniciação Científica: é destinada a alunos que participarem de projetos de pesquisa. As bolsas são concedidas pela Fapergs, Cnpq e pela própria UPF. Pelo grande número de projetos desenvolvidos pelo curso de Filosofia, é grande a chance de obter uma bolsa nessa modalidade.

Crédito Educativo

Fies (Financiamento ao Estudante do Ensino Superior): Esse é programa que tem como finalidade ampliar o acesso à educação superior por meio de contratos de financiamento. O candidato aprovado, em processo seletivo próprio realizado pelo Ministério da Educação, celebra junto a Caixa Federal um Contrato de Mútuo, onde o Mutuante repassa a IES do Mutuário uma contraprestação nos percentuais de 50% ou 75% do valor de suas mensalidades, conforme contrato, ficando este obrigado a restituir o valor contratado após a sua formatura.
Podem se inscrever, através do site www.caixa.gov.br/files/, os alunos regularmente matriculados em cursos superiores não gratuitos e com avaliação positiva pelo Sistema Nacional de Avaliação de Educação Superior - SINAIS nas instituições de Ensino superior devidamente habilitadas junto ao Ministério da Educação.

Pra Valer (Programa de Financiamento IDEAL IVEST): Com o Crédito Universitário Pravaler o aluno paga 50% da mensalidade, mais um encargo fixo mensal, e tem o dobro do tempo de seu curso para o pagamento das parcelas. Podem solicitar o financiamento os acadêmicos, tanto calouros quanto veteranos, que estejam devidamente matriculados em cursos de graduação presencias. O crédito Pravaler também financia as mensalidades atrasadas de acadêmicos, tanto evadidos quanto os que têm mensalidades em aberto. Confira maiores detalhes aqui.

Estágios


PROPET (Projeto Parceria Educação e Trabalho): a Universidade de Passo Fundo, através do PROPET oportuniza aos seus acadêmicos a complementação da sua formação profissional através da integração com empresas ou instituições por meio de estágio curricular não obrigatório remunerado. O projeto se destina a alunos de graduação da Universidade de Passo Fundo que estejam cursando, no mínimo, o 4º nível do seu curso.

Para maiores informações sobre bolsas e outros auxílios oferecidos pela UPF, acesse http://www.upf.br/.

 
© 2009 - Universidade de Passo Fundo - Divisão de TI