A Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (Feff) conta com espaço privilegiado no Campus I da UPF. Criada em 1970, a Faculdade foi a segunda a ser criada no Rio Grande do Sul. Atualmente, o prédio principal tem mais de 3,7 mil metros quadrados que abrigam salas de aula e laboratórios. Conta ainda com ginásios poliesportivo e para ginástica, piscina térmica, pista de atletismo e campo de futebol. Além do curso no  Campus I, em Passo Fundo, oferece turmas em Soledade e Palmeira das Missões. 

Os acadêmicos têm a oportunidade de se envolver em atividades de extensão nos diferentes níveis do curso, o que, além de beneficiar à comunidade local e regional, também oportuniza aos estudantes o conhecimento de diferentes áreas de atuação profissional. Entre os benefícios, está o envolvimento na avaliação e na  recuperação de atletas dos clubes de futebol de Passo Fundo, bem como atletas de diferentes modalidades. Além disso, presta atendimentos à comunidade por meio da Clínica de Fisioterapia.

Outro destaque da unidade é o projeto Atleta do Futuro, que envolve cerca de mil jovens de escolas públicas em atividades nas modalidades de voleibol, basquete, judô, karatê, natação, dança, atletismo, futsal, futebol de campo e taekwondo. Já o projeto de Equoterapia desenvolve, há mais de 10 anos, atividades voltadas a pessoas com necessidades especiais. As atividades são realizadas na Fazenda da Brigada Militar. Outros projetos que se destacam são “Dança sobre rodas e próteses”, o de “Resgate da Cidadania do idoso” (Balcão do Idoso) e o Polo Regional de Esporte e Lazer. Este último apoia e promove o desenvolvimento do esporte e do lazer, nas suas diversas manifestações, em toda a região.

A unidade acadêmica também realiza importantes eventos, como o Congresso Nacional de Educação Física e Fisioterapia (Coneff) e o Seminário Internacional de Políticas Públicas (Sippel).