Extensão

Museu Zoobotânico Augusto Ruschi - Muzar

O Museu Zoobotânico Augusto Ruschi (Muzar) é um setor de apoio do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) que mantém coleções representativas do patrimônio natural, colaborando na formação técnico-científica de acadêmicos, profissionais da área e integrando o conhecimento com a comunidade na construção de uma educação integral. Tem como finalidade valorizar o patrimônio natural, por meio da preservação dos recursos naturais e da integração dos seres vivos e do conhecimento.

O Muzar mantém coleções de zoologia, botânica, geologia e paleontologia, apoia a pesquisa e realiza exposições e ações educativas, com destaque a trilha perceptiva. Oportuniza estágios a acadêmicos e faz empréstimo de material de suas coleções didáticas. Mantém a Sala Verde, projeto do Ministério do Meio Ambiente, em parceria com a Corsan e o 3º Batalhão Ambiental da Brigada Militar, por meio do qual oferece atividades como palestras, oficinas, mostras de vídeos, exposições itinerantes e biblioteca do meio ambiente.

Junto ao Muzar, encontra-se o Herbário RSPF, que tem como finalidade coletar, registrar e arquivar representantes da flora regional, identificar material botânico para a comunidade acadêmica e comunidade em geral, permitindo intercâmbio com outras instituições similares e oportunizando estágios aos acadêmicos da área de biologia e afins.

Público-alvo: Escolas de Passo Fundo e região, comunidade acadêmica e comunidade em geral.

Passo Fundo
Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30min às 17h30min
Noite: horário diferenciado a cada semestre
Local: Prédio N6 - UPF Campus I
Telefone: (54) 3316-8316
E-mail: muzar@upf.br
Site: www.upf.br/muzar