Extensão

Museu Histórico Regional - MHR

O Museu Histórico Regional foi criado por meio do Decreto Municipal nº 52/77, pela Prefeitura Municipal de Passo Fundo, com o nome de Museu Histórico-Cultural. Em 1996, a partir de um convênio entre a Prefeitura Municipal e a Fundação Universidade de Passo Fundo, foi reestruturado, passando a ser administrado pela Universidade de Passo Fundo e assumindo a sua designação atual. Realiza exposições intra e extramuros e oferece, por meio do Setor Educativo, ações educativas para escolas da rede de ensino de Passo Fundo e região, assim como para grupos em geral, desde que previamente agendados. Funciona como um espaço de pesquisa e estágio curricular e remunerado para acadêmicos do curso de História da Universidade de Passo Fundo.

De acordo com o seu planejamento estratégico, o Museu busca promover a interação da sociedade com o patrimônio cultural, com ênfase na sua história e memória, por meio da salvaguarda, pesquisa e comunicação dos bens culturais sob sua guarda.  Tem, ainda, como propósito, socializar  conhecimentos, contribuindo na construção de saberes e na melhoria dos processos educacionais e culturais, bem como na transformação para uma sociedade mais justa, equitativa e sustentável, buscando o fortalecimento da identidade local e regional.

Seu acervo constitui-se de doações da comunidade, envolvendo múltiplas memórias correspondentes à cidade e à região, divididos por setores: documental/arquivístico, arqueológico, etnográfico e iconográfico.

O MHR é integrante do Sistema Estadual de Museus (SEM) na 3ª Região Museológica, do Cadastro Nacional de Museus do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) e está cadastrado no Sistema Nacional de Informações e Indicadores Culturais (SNIIC).

Contato
Telefone: (54) 3316-8587
E-mail: mhr@upf.br
Endereço: Av. Brasil Oeste, 758 – Passo Fundo – RS – CEP 99025-003
Atendimento: de terça-feira a sexta-feira, das 8h30min às 17h30min. Sábados e domingos, das 13h30min às 17h30min. Fechado nos feriados.