Extensão

Museu de Artes Visuais Ruth Schneider - MAVRS

O Museu de Artes Visuais Ruth Schneider, vinculado à Vice-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários, foi criado em 25 de abril de 1996 e inaugurado em 18 de maio do mesmo ano, caracterizando-se, desde sua criação, pelo compromisso com a democratização do acesso à arte e à cultura, oportunizando a vivência, a aprendizagem e a apreciação das diversas linguagens artísticas, bem como seu conhecimento como patrimônio.  Além disso, a partir de estudos e da difusão do acervo, bem como de sua conservação, proteção, valorização e ampliação, o MAVRS fomenta a produção artística. 

A formação original do acervo teve início com um lote de aproximadamente duzentas doações feitas pela artista plástica passo-fundense Ruth Schneider - razão pela qual o Museu tem seu nome - e de doações de artistas e galeristas de Porto Alegre, como Milton Couto (Galeria Arte & Fato), Renato Rosa (Agência da Arte), Museu do Trabalho, Oficina 11, Associação Chico Lisboa e Roberto Schmith Prym e Edgar do Valle, entre outros. 
Atualmente, o acervo do MAVRS é composto por cerca de 1.400 obras bidimensionais ou tridimensionais de diferentes técnicas, como: gravuras, pinturas, desenhos, esculturas, fotografias, objetos, instalações de artistas como Xico Stockinger, Vasco Prado, Maria Tomaseli Cirne Lima, Gustavo Nackle, Luiz Gonzaga Mello Gomes, Nelson Jungbluth, Carlos Scliar, Henrique Fuhro, Danúbio Gonçalves, Nadja Rossato Cruz, Miriam Postal, Maia Mena Barreto, Clara Pechansky, Wilson Cavalcante, Tania Couto, Anico Herkowitz, Roseli Doleski Pretto, Maria Lucina Busato Bueno, Caé Braga, Benno Pfersher, Alice Brugmann, Fernando Baril, Enrico Bianco, Esther Bianco, Rosana Bortolin e Paulo Chimendes, entre outros.

O MAVRS realiza exposições intra e extramuros, com obras do acervo, bem como de artistas e instituições convidadas. Também expõe trabalhos de artistas selecionados por intermédio de seu edital para exposições.  Sua ação educativa está aberta à visitação da rede de ensino de Passo Fundo e região, assim como de grupos em geral, desde que previamente agendados.  Funciona também como um espaço de pesquisa e estágio para acadêmicos do curso de Artes Visuais da Universidade de Passo Fundo.  

O MAVRS é integrante do Sistema Estadual de Museus (SEM) - 3ª Região Museológica e do Cadastro Nacional de Museus do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e está cadastrado no Sistema Nacional de Informações e Indicadores Culturais (SNIIC).

Contato
Telefone: (54) 3316-8586
E-mail: mavrs@upf.br
Endereço: Av. Brasil Oeste, 758 – Passo Fundo – RS – CEP 99025-003
Atendimento: de terça-feira a sexta-feira, das 8h30min às 17h30min. Sábados e domingos, das 13h30min às 17h30min. Fechado nos feriados.