Pesquisa e Inovação

Projetos dos programas

Nome do Programa

Projeto Bando de Letras e Letrinhas

Área: Cultura e Comunicação

Unidades Relacionadas: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas - IFCH

Cursos Envolvidos: Letras - Português e Inglês

Coordenador: Eládio Vilmar Weschenfelder

São dois grupos artísticos que se dedicam a contar histórias e dizer poemas. Vinculados ao curso de Letras, constituem desdobramentos das Jornadas Nacionais de Literatura, do PROLER e do Livro do Mês.

O Bando de Letras foi fundado em 1996 e reúne acadêmicos do curso de Letras, Medicina e Pedagogia da UPF, com o objetivo de promover sessões artísticas de contação de histórias e dizeção de poemas, visando a incentivar, de forma lúdica, o gosto pela leitura literária nos ambientes escolarizados e não escolarizados: rádio, televisão, hospitais, entidades beneficentes, bibliotecas, centros de cultura e seminários, dentre outros.

Os participantes dos projetos Bando e Bandinho de Letras reúnem-se, respectivamente, nas dependências do IFCH e no Mundo da Leitura, para ensaios, leitura, estudo e seleção de textos, preparando-se para inserir-se na comunidade. As atividades têm a finalidade de promover o gosto pela leitura literária, contribuindo para melhorar o índice de leitura na região de abrangência da Universidade de Passo Fundo.

O projeto é coordenado pelo professor do curso de Letras, Eládio Weschenfelder, com o auxílio da professora Cristiane Barelli, do curso de Medicina, e do professor Ney Pies, docente de Filosofia da rede estadual de ensino.

Este projeto está vinculado ao Centro de Cultura e Comunicação.

Contato: eladio@upf.br