Pesquisa e Inovação

Projetos dos programas

Nome do Programa

VivA! Escritório modelo de arquitetura e urbanismo

Área: Trabalho, Tecnologia e Produção

Unidades Relacionadas: Faculdade de Engenharia e Arquitetura - Fear

Cursos Envolvidos: Arquitetura e Urbanismo, Design de Produto

Coordenador: Carla Portal Vasconcellos

O Emau foi proposto a partir da discussão a respeito da vivência e das práticas dos estudantes de Arquitetura durante a graduação, tendo como finalidade não só completar a educação universitária, mas também firmar um compromisso com a realidade social da comunidade onde a Universidade está inserida. O escritório modelo é de livre participação a todos os estudantes de Arquitetura e Urbanismo e a outros interessados, sendo um espaço de debate e produção aberto a toda a sociedade.

O projeto é desenvolvido para ultrapassar a vivência da sala de aula e encontrar formas de contato com a sociedade. Dessa forma, a tríade ensino - pesquisa - extensão universitária é tomada como base para o entendimento dos princípios dessa proposta, caracterizada por uma comunicação constante entre a sociedade e a universidade.

O Emau não propõe a realização de projetos prontos e acabados, mas sim uma ação compartilhada e flexível, tendo a arquitetura vivida como processo. Dessa forma, busca-se o intercâmbio de informações com a comunidade de trabalho, de maneira horizontal, sem hierarquização e com o exercício do diálogo para encontrar soluções adequadas a realidade social. Desse diálogo entre as partes envolvidas, resulta a união do conhecimento técnico com o conhecimento empírico.

O escritório modelo direciona a sua atividade para a parcela da população que não possui ou não acredita poder ter acesso ao trabalho de um arquiteto, mas que seja minimamente organizada para que o escritório não acabe atendendo a um número reduzido de pessoas. Assim, o escritório não interfere no mercado de trabalho dos profissionais, uma vez que seu enfoque é voltado às comunidades mais excluídas, procurando envolver-se com as dinâmicas sociais responsáveis pela construção do espaço.

Contato: carlaportal@upf.br