Pesquisa e Inovação

Projetos dos programas

Nome do Programa

Audioteca: acervo de material em áudio

Área: Cultura e Comunicação

Unidades Relacionadas: Faculdade de Artes e Comunicação - FAC

Cursos Envolvidos: Jornalismo

Coordenador: Bibiana de Paula Friderichs

O projeto estrutura-se ampliando os acervos da Audioteca das associações de cegos de Passo Fundo (Apace) e do Setor de Atenção ao Estudante da Universidade de Passo Fundo (Saes/UPF). Para isso, adapta, produz e disponibiliza, em áudio, textos de diferentes naturezas: informativos, noticiosos, literários, didáticos e científicos, com objetivo de promover a acessibilidade e a inclusão dos sujeitos cegos ou com baixa visão nos distintos espaços sociais, respeitando as diferenças e suas demandas.

A iniciativa consiste, ainda, na criação de um blog, no qual os áudios produzidos pelo projeto ficam disponíveis para download gratuito e, assim, podem abastecer os acervos de outras associações e núcleos cujo objetivo seja atender ao público já mencionado. O projeto também prevê a organização de oficinas de audiodescrição, uma modalidade recente de comunicação para cegos e pessoas com baixa visão, ligada à área do cinema.

Por meio das atividades desenvolvidas no projeto, os acadêmicos do curso de Jornalismo da UPF têm a oportunidade de apropriar-se dos elementos da linguagem sonora e de repensar o papel desempenhado pelos profissionais e pelos meios de comunicação na manutenção da vida cotidiana junto aos diferentes grupos sociais, assim como podem descobrir novos segmentos de trabalho, ampliando sua perspectiva sobre o mercado, mas, sobretudo, acerca de seu compromisso com a sociedade.

Este projeto é vinculado ao Núcleo Direitos Humanos e Justiça.

Contato: bibiana@upf.br