Estude na UPF

Serviços

Aulas de apoio

Consiste em um modelo de aula para, a partir de necessidades específicas em algumas disciplinas, auxiliar os acadêmicos em suas dificuldades de aprendizagem, para que obtenham êxito na graduação. Esse modelo permite que o saber circule e que a pergunta aconteça, mobilizando a curiosidade e a busca do saber para que se gere conhecimento. As aulas de apoio são organizadas de acordo com a demanda dos alunos que apresentam dificuldades e desejo de melhorar o rendimento no processo de aprender.

Oficinas temáticas

O projeto de oficinas temáticas tem por objetivo a criação de um novo espaço de escuta e de troca, que venha a contribuir no desenvolvimento de competências acadêmicas e cognitivas, estimulando maior bem-estar físico e emocional dos alunos que apresentem dificuldades em sua expressão. Confira as oficinas:

- Comunicação, expressão e oratória
Oferece aos estudantes universitários oficinas temáticas grupais, nas quais possam refletir sobre as dificuldades de expressão inerentes às exigências da vida acadêmica e da aprendizagem, acompanhando o desenvolvimento e a superação das dificuldades relacionadas.

-Liderança
Possibilita ao jovem universitário conhecer formas e técnicas para descobrir, desenvolver e exercer a liderança dentro do espaço acadêmico em assuntos relacionados ao dia a dia.

Projeto Famílias de pessoas com deficiência – Encontros e possibilidades

O projeto Famílias de pessoas com deficiência – Encontros e possibilidades busca acolher as famílias dos portadores de deficiências que são alunos da Universidade de Passo Fundo. Possibilita um espaço de escuta e de troca de experiências entre os familiares, de modo que sejam compartilhados sentimentos e conflitos, de natureza consciente ou inconsciente, em relação aos filhos e à vivência na Universidade, estimulando a melhor adaptação e a permanência do aluno.

Orientação profissional/educacional na trajetória acadêmica

O projeto Orientação profissional e educacional na trajetória acadêmica é direcionado aos acadêmicos para analisar situações de ingresso, reingresso, transferência e/ou reopção de curso, orientando-os na trajetória acadêmica com foco no autoconhecimento e conhecimento das profissões. Visa à permanência e ao fortalecimento dos círculos de relações com a Universidade.

Projeto Aluno apoiador

O projeto Aluno apoiador propõe o envolvimento de alunos que apoiem estudantes com dificuldades de aprendizagem ou com deficiências. O aluno apoiador participa do programa de aulas de apoio, realizando atividades para pequenos grupos, auxiliando os estudantes em suas dúvidas, fazendo exercícios e propondo grupos de estudo, estimulando a ajuda entre os colegas. Também, o aluno apoiador pode oferecer apoio na acessibilidade pedagógica e de locomoção aos estudantes com deficiência (física, auditiva ou visual) dos cursos de graduação da UPF.