Apresentação

As inscrições estão temporariamente encerradas.
Reabrem no dia 11/11/2015 as 8 horas.

Inscrições para as oficinal
Link
Obs: as oficinas ocorrem com qualquer tempo.


O modelo de apresentação oral está disponível no link Trabalhos Científicos

O coronograma das apresentações das sessões técnicas estão disponíveis no link Trabalhos Científicos.


Inscrições abertas


Acesse o link "Programação"


O II Encontro Nacional de Tecnologia Urbana, o V Simpósio de Pós-Graduação em Engenharia Urbana e o II Simpósio de Infraestrutra e Meio Ambiente serão realizados nos dias 11, 12 e 13 de novembro de 2015, na Universidade de Passo Fundo (UPF), na cidade de Passo Fundo (RS). 

Os eventos são promovidos pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental (PPGEng) da Faculdade de Engenharia e Arquitetura da Universidade de Passo Fundo (Fear/UPF) e representam a consolidação da interação entre pesquisadores, profissionais e estudantes das áreas tecnológicas das engenharias e da arquitetura e urbanismo que vêm desenvolvendo estudos com o objetivo de contribuir para a solução de problemas urbanos. 

Com um amplo leque de temas, o II ENURB, o V SIMPGEU e o II SINMA congregarão pesquisadores e profissionais da área técnico-científica que de algum modo se relacionem com   tecnologia e gestão urbanas, permitindo a atualização de conhecimentos e a discussão dos avanços mais recentes na área, por meio de intercâmbios entre seus participantes.

 

II Encontro Nacional de Tecnologia Urbana - II ENURB

O II Enurb é o segundo evento organizado pelo Grupo de Trabalho de Engenharia Urbana e Política Habitacional (GT Urbano) da Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído (Antac), criado em 2012. 

Fundada em 1987, a Antac é uma associação técnico-científica, de caráter multidisciplinar, que reúne pesquisadores e técnicos envolvidos com a produção e a difusão de conhecimentos na área de tecnologia do ambiente construído. Essa área integra profissionais das mais diversas especialidades, tais como engenheiros, arquitetos, físicos, químicos e sociólogos, que atuam em construção civil, infraestrutura, tecnologia ambiental, tecnologia de arquitetura e urbanismo e habitação. 

Além de ser constituída majoritariamente por pesquisadores e docentes vinculados a universidades e institutos de pesquisa, a Associação conta também com inúmeros associados ligados a órgãos públicos e empresas privadas, o que vem tornando possível uma crescente integração entre os diversos segmentos da sociedade. 

A Antac promove, nos anos pares, o Encontro Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído (Entac), com o objetivo de propiciar divulgação e troca de conhecimento entre os membros de todos os seus grupos de trabalho. Cada um dos grupos de trabalho promove eventos específicos nos anos ímpares. O GT Urbano contempla, de maneira geral, as questões da inserção urbana das edificações, assim como os aspectos tecnológicos, ambientais, de gestão e de inovação relacionados às cidades. 

 

V Simpósio de Pós-Graduação em Engenharia Urbana – V SIMPGEU 

A quinta edição do SIMPGEU é um espaço de debates, proposição de cenários e integração acadêmica e profissional da área de engenharia urbana, que se caracteriza por uma abordagem sistêmica e aplicada, voltada para o diagnóstico e a solução dos problemas de engenharia urbana, de habitação e ambientais urbanos.

As pesquisas e proposições da engenharia urbana incorporam, portanto, aspectos como inovação tecnológica, novos modelos de gestão e ações sustentáveis, atuando em complementaridade com as demais áreas de estudos urbanos, como o planejamento urbano e o urbanismo, saneamento ambiental e urbano, engenharia de transportes e gestão territorial. 

 

Histórico da organização das edições anteriores:

2006 – Programa de Pós-Graduação em Engenharia Urbana da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

2008 – Programa de Pós-Graduação em Engenharia Urbana da Universidade Estadual de Maringá (UEM)

2012 – Programa de Pós-Graduação em Engenharia Urbana da Universidade Estadual de Maringá (UEM)

 2013 – Programa de Pós-Graduação em Engenharia Urbana da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)



II Simpósio de Infraestrutura e Meio Ambiente- II SINMA

A segunda edição do SINMA pretende reunir profissionais e acadêmicos da área de engenharia e arquitetura do Rio Grande do Sul, buscando estabelecer um amplo foro de debates e discussões que leve o intercâmbio de conhecimento e experiência profissionais e científicas. Direcionado, também para o público de funcionários e prestadores de serviço das Prefeituras Municipais e das Secretarias Estaduais da área de infraestrutura e meio ambiente, será potencializado pela realização conjunta com os eventos ENURB e SIMPGEU de caráter nacional.

 

Engenharia urbana no Brasil e no mundo

Por meio da realização de eventos como o SIMPGEU e o Enurb e do aumento no número de programas de pós-graduação credenciados pela Capes nessa área do conhecimento, a engenharia urbana vem se consolidando enquanto área científica no Brasil, a exemplo do que vem ocorrendo no exterior, especialmente nos países europeus. 

A escolha da Universidade de Passo Fundo como sede da realização dos eventos ocorreu durante a reunião plenária do IV SIMPGEU e I Enurb, realizada no Rio de Janeiro em 2013, e na reunião do GT, realizada em Maceió em 2014, ocasiões nas quais foi decidido dar continuidade à realização do evento em razão da convergência de temas entre os pesquisadores e profissionais. 

No Brasil, as universidades que têm Programas em Engenharia Urbana são a Universidade de São Paulo (USP), a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), a Universidade Estadual de Maringá (UEM), a Universidade Federal da Bahia (UFBA), a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/RJ), a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). 

Além disso, inúmeros outros programas da área de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo e Planejamento Urbano e Regional têm como temática em suas áreas e linhas de pesquisa questões ambientais urbanas e de engenharia urbana e habitação, como os programas da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), além da instituição organizadora deste evento, a Universidade de Passo Fundo (UPF/RS). 

No exterior, merecem destaque a École des Ingenieurs de la Ville de Paris (EIVP) e a Université Technologie Compiégne (UTC), ambas na França, além de outras na Alemanha, Itália e Portugal, bem como a State University of North Caroline nos Estados Unidos da América. Convênios acadêmicos vêm sendo firmados entre essas e outras universidades do exterior e as brasileiras, resultando em projetos temáticos comuns e na mobilidade docente e discente. 

 

A cidade de Passo Fundo 

A cidade de Passo Fundo localiza-se no norte do estado do Rio Grande do Sul, região Sul do Brasil. Com uma população de 184.826 habitantes, é a maior cidade da região Norte do estado e está localizada a uma distância de 289 km da capital, Porto Alegre. 

A cidade ocupa um lugar de destaque na rede urbana gaúcha: é a 12ª cidade mais populosa do estado e a 10ª maior economia, considerando o PIB municipal de 2010 (FEE RS). Historicamente identificada como uma referência regional, Passo Fundo exerce uma função de centralidade fortalecida por vínculos diversos. A localização estratégica e sua influência econômica e cultural em âmbito regional projetam Passo Fundo como capital regional no Planalto Médio. Atualmente, o município exerce significativa influência regional nos setores do segmento logístico, industrial, de serviços, educacional e médico-hospitalar, atuando também como cidade-sede de diversas instituições, órgãos políticos e administrativos de representação estadual e federal. 

Na área educacional, a cidade concentra diversas instituições de ensino superior, básico e profissional, recebe alunos de diversas regiões do estado e do país e destaca-se como polo educacional de sua região de abrangência.  Atualmente, na região de abrangência direta de Passo Fundo, encontram-se cursos de Engenharia Civil na Universidade de Passo Fundo (UPF), Faculdade Meridional (Imed), Instituto Federal do Rio Grande do Sul (UFSUL), Faculdade Anhanguera, Universidade de Ijuí (Unijuí), Universidade Regional Integrada Alto Uruguai e Missões (campi Erechim e Frederico Westphalen). Além disso, na região, encontram-se cursos de Arquitetura e Urbanismo e de Engenharia Ambiental, que tratam das temáticas de habitação, recursos hídricos e saneamento ambiental.

 

A Universidade de Passo Fundo 

A Universidade de Passo Fundo (UPF) tem seu reconhecimento datado de 6 de junho de 1968, sendo mantida pela Fundação Universidade de Passo Fundo, como uma instituição de ensino superior comunitária. 

Com mais de 46 anos de história, a Universidade de Passo Fundo se destaca como uma das principais instituições de Ensino Superior do Rio Grande do Sul. Atende a mais de 20 mil alunos, conta com mais de 900 professores e 1.300 funcionários, e sua influência está em mais de 100 municípios do norte gaúcho. A UPF já formou mais de 67 mil profissionais, tendo todas as suas ações baseadas no ensino, na pesquisa, na extensão e na busca da inovação tecnológica. A Universidade oferece, hoje, 61 cursos de graduação, 53 cursos de especialização, 14 cursos de mestrado, quatro cursos de doutorado e nove estágios pós-doutorais. 

Para mais informações sobre a UPF, acesse www.upf.br.

 

A Faculdade de Engenharia e Arquitetura – Fear 

A Faculdade de Engenharia e Arquitetura (Fear), na UPF, foi criada em 1974, com o curso de Engenharia Operacional, opção Mecânica. Nas décadas seguintes, teve criados outros cursos de graduação e de especialização, e em 2003 passou a oferecer o curso de mestrado em Engenharia Civil. 

Atualmente, a Fear reúne os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Produção Mecânica, Engenharia Elétrica e Engenharia Mecânica e os cursos superiores de tecnologia em Fabricação Mecânica e Design de Produto. Oferece, também, cursos de especialização Lato Sensu e os programas de pós-graduação em Engenharia (mestrado acadêmico) e em Projeto e Processo de Fabricação (mestrado profissional). A unidade mantém mais de 100 professores, a grande maioria mestres e doutores, e mais de três mil alunos nos cursos de graduação. 


 

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental (PPGEng) da Fear/UPF é aprovado pela Capes e foi criado em 2003. Seu público-alvo é composto por engenheiros civis, engenheiros ambientais, arquitetos, profissionais de outras engenharias e profissionais de nível superior de áreas afins. 

Entende-se como infraestrutura a área da engenharia dirigida à construção e à manutenção de sistemas construídos que ofereçam suporte aos assentamentos humanos e às atividades produtivas, sendo englobados na proposta do programa: projeto, construção e gerenciamento de sistemas viários e de subsistemas de infraestrutura correspondentes (pavimentação, pontes, viadutos, drenagem), sistemas de abastecimento de água e de saneamento ambiental (tratamento e controle de efluentes, gerenciamento de resíduos) e outros elementos no meio rural e urbano. A implantação de sistemas de infraestrutura, inevitavelmente, provoca alterações no meio, as quais, às vezes, podem ser danosas ao desenvolvimento da vida e à preservação das espécies dos sítios naturais, exigindo gestão e soluções tecnológicas de engenharia adequadas.

Para mais informações sobre o Programa, acesse http://www.ppgeng.upf.br/.