Ensino

VII Mostra dos Trabalhos de Conclusão de Curso da Engenharia Civil acontece no dia 29

18/06/2018

18:14

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Reprodução/UPF

O curso de Engenharia Civil da Universidade de Passo Fundo (UPF) promove, no dia 29 de junho, a VII Mostra dos Trabalhos de Conclusão de Curso da Engenharia Civil. O evento, a ser realizado nas dependências da Faculdade de Engenharia e Arquitetura (Fear), prédio R2, Campus I, das 19h às 22h30min, objetiva expor a toda a comunidade da unidade acadêmica os temas trabalhados pelas áreas da graduação e incentivar os alunos que irão desenvolver trabalhos nos semestres seguintes.

A atividade faz parte da disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Conforme o coordenador da disciplina, professor Vinícius Scortegagna, a Mostra busca ainda despertar nos acadêmicos o interesse pela pesquisa e pela extensão, socializar o conhecimento adquirido pelos estudantes formandos com os demais colegas e proporcionar um momento de integração entre as diferentes áreas da Engenharia Civil. “Nesta edição, serão expostos 46 trabalhos, divididos nas seis áreas temáticas do curso: Estruturas, Geotecnia, Hidráulica e Saneamento, Gerenciamento, Materiais de Construção e Construção Civil, e Infraestrutura de Transportes”, conta o docente.

Para ele, o evento coroa o trabalho de pesquisa desenvolvido ao longo de todo o semestre do curso. “É no desenvolvimento do Trabalho de Conclusão que os estudantes rompem várias barreias no aprendizado, transformando informação em conhecimento, uma vez que a proatividade, o comportamento autodidata, a resiliência e a capacidade de síntese adquiridos ao longo do curso e intensificados no semestre do TCC agora são testados por meio da avaliação da banca examinadora dos trabalhos. A Mostra se configura, também, como uma maneira de valorizar todo esse esforço dos alunos por meio da socialização dos trabalhos, que, nas bancas convencionais, acabam sendo apresentados para um número limitado de pessoas”, comenta Scortegagna.

A VII Mostra dos Trabalhos de Conclusão de Curso da Engenharia Civil é aberta a todos os acadêmicos da Fear, com uma participação mais efetiva dos alunos da Engenharia Civil. A atividade recebe ainda os familiares dos alunos, que sempre prestigiam o evento.