Extensão

Vice-reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da UPF presta assessoria para a Unisantos

02/02/2018

16:23

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Assessoria de Imprensa/Unisantos

Professores estiveram em São Paulo para compartilhar a experiência da UPF na curricularização da extensão

A Vice-Reitora de Extensão e Assunto Comunitários da Universidade de Passo Fundo (VREAC/UPF), por intermédio dos professores Dr. Marcio Tascheto e Dr. Adriano Vieira, realizou nos dias 29 e 30 de janeiro, uma atividade de assessoria na Universidade Católica de Santos (Unisantos), em Santos, São Paulo. A atividade teve como tema principal a curricularização da extensão e seus desafios de implantação por meio da meta 12.7 do Plano Nacional de Educação (PNE), que prevê, no mínimo, 10% do total de créditos curriculares exigidos para a graduação em programas e projetos de extensão universitária, orientando sua ação, prioritariamente, para as áreas de grande pertinência social.

De acordo com o professor Marcio Tascheto, o convite veio por meio do Fórum Nacional de Extensão e Ação Comunitária das Universidades e Instituições de Ensino Superior Comunitárias (ForExt). Na oportunidade, os professores ministraram um mini curso sobre o tema e participaram de uma mesa redonda com a temática “Mal estar da experiência no século XXI: desafios para uma nova pedagogia universitária”. Durante suas falas, os professores relataram a experiência da UPF nos últimos anos com relação aos avanços na curricularização da extensão. Participaram do encontro o reitor da Unisantos Marcos Medina Leite, e também gestores, coordenadores, professores e acadêmicos de vários cursos. 

Para Tascheto, o convite reforça o fato de que nos últimos anos a UPF conseguiu se qualificar e avançar muito em relação a extensão. “É muito bom ver que outras universidades, especialmente as comunitárias, estão buscando a UPF como modelo, fazendo com que a gente se torne referência nacional. Isso só mostra o quanto nós conseguimos avançar”, destacou o professor.