Pesquisa e Inovação

Vice-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação palestra na USP em São Paulo

19/03/2018

14:06

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Experiências sobre bem-estar animal e crescimento da produção científica da UPF estiveram em pauta

O crescimento institucional, o aumento e a qualificação da produção científica na Universidade de Passo Fundo (UPF) e a ética e o bem-estar dos animais foram temas abordados pelo vice-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, professor Dr. Leonardo José Gil Barcellos, na palestra “Ética e bem-estar em animais de experimentação científica” realizada no domingo, 17, na Universidade de São Paulo (USP) na XXVII Semana Acadêmica Veterinária (Sacavet). A atividade reuniu acadêmicos e professores na instituição.

De acordo com Barcellos, a ideia foi mostrar desde os referenciais legais até a base teórica, fatores que possibilitam as considerações acerca da ética e do bem-estar dos animais usados em experimentação científica. Ao mostrar e debater o que já foi gerado na UPF sobre esse tema, ele aproveitou para apresentar o crescimento e a consolidação da pesquisa e da pós-graduação da UPF e os esforços para capacitar professores e alunos, buscando melhores parcerias nacionais e internacionais e também ampliando a infraestrutura. “Ao longo dos últimos anos, temos buscado ampliar parcerias, qualificar nossos docentes e nossos alunos, e isso tem se refletido no aumento da produção científica. Essa realidade nos faz pensar em qualificar também nossos métodos e isso passa pelo permanente trabalho pelo bem-estar animal. Reflexo disso é o novo Biotério, que está quase pronto”, lembra.

O convite para a palestra, que integra as atividades pré-semana acadêmica, veio do professor Dr. Adroaldo Zanella, docente da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP e especialista de renome mundial na área de bem-estar animal. Segundo ele, a palestra foi importante, pois trouxe a experiência de um pesquisador que tem excelentes índices de publicação. “Essa troca de experiências entre instituições é fundamental para que possamos crescer. Colocar os alunos em contato com pesquisadores fortes na ciência internacional é mostrar exemplos para que ampliem seus horizontes”, destacou. Zanella ainda apontou para o impacto global das pesquisas realizadas na UPF. “Pesquisadores com esse nível de publicação constituem uma voz escutada no mundo todo em prol do bem-estar animal”, apontou.