Geral

UPF sedia lançamento do edital de licitação para ampliação do Aeroporto de Passo Fundo

22/06/2018

17:44

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Gelsoli Casagrande

Universidade foi uma das instituições envolvidas na mobilização pela ampliação e modernização do aeroporto Lauro Kortz

O ato de lançamento do edital de licitação para a ampliação do Aeroporto Lauro Kortz de Passo Fundo/RS foi realizado nesta sexta-feira, 22 de junho, no auditório da Biblioteca Central da Universidade de Passo Fundo (UPF). O edital foi assinado pelo governador do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori. Os serviços de ampliação são orçados em R$ 55 milhões. A Universidade foi uma das instituições envolvidas desde o começo na mobilização pela ampliação e modernização do aeroporto Lauro Kortz.

A ampliação prevê, entre as melhorias, um novo terminal de passageiros, um novo pátio para estacionamento das aeronaves e a recuperação da atual pista de pousos e decolagens. Com as mudanças, o aeroporto vai poder receber aviões maiores, da categoria 3C (como o E190, da Embraer, ou o B737, da Boeing).

A licitação será por regime diferenciado de contratação (RDC). A empresa ou consórcio que vencer a licitação ficará responsável pela elaboração do projeto executivo e pela execução das obras de modernização e ampliação do aeroporto. 

O investimento é resultado de um termo de cooperação firmado no final de 2017 entre os governos federal e do Rio Grande do Sul. Os recursos são oriundos do orçamento da União, com contrapartida do estado. A ampliação é fundamental para o desenvolvimento da aviação regional. “É uma conquista planejada e batalhada, e uma celebração coletiva do governo do estado, do governo federal, dos deputados estaduais e federais, das entidades que se uniram e da comunidade que sonhou com um aeroporto com melhores condições, o qual atenderá mais de 100 cidades da região. Isso faz parte de um grande processo de qualificação da aviação regional”, destacou o governador.

A UPF foi uma das instituições que desempenhou papel fundamental na busca por melhorias no local. Para o reitor da UPF, José Carlos Carles de Souza, a ampliação do aeroporto é uma conquista de todos. “Depois de muitas agendas com várias lideranças de Passo Fundo, como a Universidade, a Acisa, a Prefeitura, estamos aqui para receber do governador do estado a assinatura do edital de licitação do aeroporto. Uma demanda da comunidade que está se concretizando. A UPF esteve sempre presente nessa mobilização, realizando, durante várias oportunidades, o debate sobre o aeroporto, como por exemplo no Fórum de Desenvolvimento Regional e na Logistech. Hoje, estamos aqui para comemorar essa grande conquista”, ressaltou o reitor.

O prefeito de Passo Fundo, Luciano Azevedo, também enfatizou o esforço conjunto das entidades de Passo Fundo e região para a ampliação. “Venho trazer o agradecimento de Passo Fundo. É um momento raro e que Passo Fundo comemorará e relembrará por muitos anos. Durante anos, reclamamos, reivindicamos, pedimos melhorias e a ampliação do aeroporto. E isso só aconteceu porque paramos de agir isoladamente. Constituímos um grupo de trabalho e identificamos quem poderia nos ajudar e criamos a campanha Juntos pelo Aeroporto. É um dia de comemoração”, salientou o prefeito.

O deputado federal Alceu Moreira, que também foi um dos interlocutores e liderança na mobilização pelo aeroporto, destacou a importância da articulação política para a concretização dessa demanda regional. “É um dia de vitória e de afirmarmos que a política, tão criticada, é ferramenta de solução de vida das pessoas. Se não fosse a articulação política, isso não teria ocorrido. Passo Fundo é ícone em desenvolvimento, mas faltava um aeroporto com logística qualificada, que vai ligar eixos importantes do país e melhorar o fluxo”, observou o deputado federal.

A ampliação do aeroporto é um movimento da cidade e de toda a região. “Foi um esforço coletivo da Universidade, da Câmara de Vereadores, de entidades e municípios. A Câmara criou até uma comissão especial para acompanhar o aeroporto e hoje se concretiza uma esperança de melhorar e ampliar o nosso aeroporto”, declarou o presidente da Câmara de Vereadores de Passo Fundo, Pedro Daneli.

A vice-reitora de Extensão e Assuntos Comunitários da UPF, reitora eleita 2018-2022, Bernadete Maria Dalmolin, participou do ato. Também prestigiaram a assinatura do edital prefeitos da região, deputados estaduais e federais, lideranças regionais, representantes das entidades que ajudaram na mobilização pelo aeroporto, entre outras autoridades. 

Confira as fotos aqui.