Extensão

UPF recebe visita técnica de formandos em Ciências Biológicas

23/01/2018

14:59

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação/UPF

Turma da Unochapecó acompanhou atividades de monitoramento das aves e do Centro de Reprodução de Psitacídeos da UPF

O Instituto de Ciências Biológicas da Universidade de Passo Fundo (ICB/UPF) recebeu uma turma de formandos do curso de Ciências Biológicas da Unochapecó, que realizaram uma visita técnica à UPF, acompanhando atividades de pesquisas. A visita reuniu alunos da disciplina de Manejo de Fauna e Flora que estiveram acompanhados pela professora Eliara Müller.

Na oportunidade, o grupo de estudantes acompanhou as atividades de monitoramento das aves que a professora Nêmora Pauletti Prestes do ICB, realiza na Floresta Nacional de Passo Fundo (Flona), participando das atividades de captura, marcação pelo anilhamento, biometria e posterior soltura das aves. Eles também acompanharam as atividades de manejo que os técnicos do Instituto Chico Mendes para a Conservação da Biodiversidade (ICMBio) empregam nos ambientes florestais da área natural protegida.

Na UPF, ele visitaram o Centro de Reprodução de Psitacídeos (CREP) Willian Belton, onde a equipe coordenada pela professora Nêmora vem, há alguns anos, pesquisando a biologia, ecologia e comportamento de duas espécies de papagaios nativos do Brasil: o papagaio-de-peito-roxo e o papagaio-charão. Durante a visita, a professora da UPF apresentou as instalações do CREP e demonstrou os procedimentos realizados no criadouro, a rotina de limpeza, alimentação e as estratégias para que essas aves possam reproduzir em ambiente de criadouro.