Universidade

UPF recebe novos intercambistas acadêmicos

16/02/2018

11:59

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Gelsoli Casagrande

Os alunos da Universidade de Passo Fundo (UPF) retornam às salas de aulas na próxima terça-feira, 20 de fevereiro, para dar andamento às suas atividades acadêmicas. Entre eles, estão quatro intercambistas estrangeiras que passarão uma temporada de estudos na Instituição.

Na manhã desta sexta-feira, 16, a assessora da Assessoria para Assuntos Internacionais e Interinstitucionais(AAII), professora Gisele Benck de Moraes, recebeu as acadêmicas no Campus I da Universidade, em Passo Fundo, onde conversaram sobre as expectativas com o intercâmbio, que será realizado por meio do Programa de Intercâmbio Acadêmico (Piac).

O grupo é composto por Carolina Gutiérrez Juárez, Luisa Andrea Sanchez Ramirez e María Fernanda Cisneros Garcia, do curso de Design de Moda da Universidad Autónoma de Aguascalientes, e por Fabiola Esmeralda López Martínez, do curso de Engenharia Elétrica da Universidad Autónoma de Coahuila, ambas instituições mexicanas.

A professora Gisele ressalta que os programas de intercâmbio da UPF, há vários anos, recebem alunos de outros países, bem como enviam estudantes para o exterior. “Fazemos questão de continuar recebendo alunos por meio dos nossos programas de intercâmbio e esperamos que haja uma melhora na economia para que mais pessoas tenham a oportunidade de vivenciar essa experiência. Além de recebermos quatro estudantes mexicanas, estamos enviando 13 acadêmicos da UPF para realizarem seus intercâmbios no exterior”, explica.

A acadêmica do curso de Design de Moda María Fernanda Cisneros Garcia está no Brasil desde o mês de janeiro e fala da expectativa com a experiência na UPF. “Espero encontrar muita cultura, aprender tudo o que puder com a Universidade e com as pessoas e fazer cursos extras. Quero aprender o idioma e o modo como se realiza a educação aqui, para, depois, compartilhar com meus colegas e professores”, explica. A acadêmica também fala da primeira impressão sobre a Universidade. “A UPF é muito diferente e muito bonita. É impressionante”, reitera.

Intercâmbio na UPF

Atualmente, a UPF disponibiliza intercâmbio acadêmico por meio 61 convênios de cooperação com instituições de 18 países, para todos os cursos de graduação. Além do Piac, os interessados podem buscar a mobilidade acadêmica por meio do Programa Marca e do Programa Santader Universidades.

Mais informações podem ser buscadas junto à Assessoria para Assuntos Internacionais e Interinstitucionais (AAII) pelo telefone (54) 3316-8117 ou no site https://www.upf.br/intercambios.