Cultura

UPF promove oficina de leitura, memória e arte para crianças da Apace

14/05/2018

17:39

Por: Assessoria de Imprensa

Atividade será realizada no Museu de Artes Visuais Ruth Schneider, nesta quarta-feira, 16 de maio, e integra as ações da Semana Nacional dos Museus

Com o objetivo de proporcionar um espaço de ensino-aprendizagem e de experimentação sensorial através de diferentes atividades estéticas e de variadas linguagens e técnicas artísticas para crianças e adolescentes com deficiência visual, a Universidade de Passo Fundo (UPF), por meio da Faculdade de Artes e Comunicação (FAC) e do Museu de Artes Visuais Ruth Schneider (MAVRS), promove nesta quarta-feira, 16 de maio, a oficina Leitura, Memória e Arte. A atividade será realizada com crianças e adolescentes que frequentam a Associação Passo-Fundense de Cegos (Apace), no espaço educativo do MAVRS, a partir das 14 horas.

A ideia, de acordo com a coordenadora da atividade, a professora do curso de Artes Visuais Ivana Rocha Tisott, é, de forma lúdica e formal, fomentar nos participantes múltiplos saberes, além de ampliar sua capacidade de percepção sensorial e pessoal, de forma a compreender melhor e atribuir significados ao mundo em que vivem e às coisas que os rodeiam. “Promover o acesso a diferentes espaços e manifestações culturais e o estímulo e o desenvolvimento dos múltiplos sentidos é uma das formas de garantir a formação integral dessas crianças e desses adolescentes com deficiência visual, para que possam desenvolver a leitura e perceber o mundo de uma forma mais clara e abrangente”, explica a professora. 

Por meio de diferentes referenciais artísticos e culturais – artes visuais, música, culinária, literatura, dança, cinema, arquitetura, arqueologia, folclore –, os participantes serão levados a ampliar seu conhecimento acerca do patrimônio histórico e cultural da humanidade, desenvolvendo junto a esses processos de ensino-aprendizagem a ampliação da capacidade intelectual e sensível, favorecendo a inclusão social. “Os participantes serão convidados a penetrar em um mundo de experimentação dos múltiplos sentidos através da Arte, repleto de materiais, formas, conteúdos e significados. Esculturas, altos-relevos, miniaturas de monumentos e prédios históricos do patrimônio cultural universal, assim como réplicas de obras da artista plástica Ruth Schneider, são alguns dos recursos que serão utilizados durante a oficina”, destaca Ivana. 

A atividade integra a programação da Semana Nacional dos Museus, que ocorre até domingo (20), tanto no MAVRS quanto no Museu Histórico Regional (MHR), e inclui, além da oficina, exposições e ações educativas.