Extensão

UPF promove Mostra Intergerações

23/11/2017

16:11

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Jéssica França

Coro e Orquestra Infantojuvenil UPF e Grupo Pupilas da Aldeia apresentaram canções e danças no Teatro do Sesc em Passo Fundo

A Universidade de Passo Fundo (UPF) promoveu, por meio do Projeto Circuito Cultural, a Mostra de Intergerações. O evento ocorreu na noite de quarta-feira, 22 de novembro, no Teatro do Sesc, em Passo Fundo. O projeto, que é uma realização da Vice-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (VREAC) da UPF e do Ministério da Cultura, apresentou o Coro e a Orquestra Infantojuvenil e o Grupo Pupilas da Aldeia, que integra o Centro de Referência de Atendimento ao Idoso (Creati UPF). A mostra integrou participantes de diferentes idades e encantou o público, que lotou o Teatro. 

A edição do Projeto Circuito Cultural apresentou à comunidade diferentes canções e danças, dando uma mostra do talento dos participantes. Esteve presente na apresentação a vice-reitora de Extensão de Assuntos Comunitários da UPF, professora Bernadete Maria Dalmolin, que agradeceu ao Sesc, às instituições parceiras e aos professores e colaboradores da Universidade pelo trabalho desenvolvido. “É uma noite festiva juntamente com nossos grupos artísticos que misturam gerações. É um momento em que partilhamos um pouco das atividades da VREAC, com um trabalho cultural desenvolvido com crianças, adolescentes que vêm de distintas áreas de nossa cidade. A eles, são oferecidas oportunidades para que possam, por meio da música, se envolver em outras dimensões de aprendizagem, competências e habilidades e também com um grupo de pessoas com um pouco mais de experiência, que mostram o belíssimo trabalho desenvolvido”, destacou Bernadete.

A Orquestra Infantojuvenil iniciou em 2015 e é formada por alunos da rede pública. O grupo apresentou um repertório composto por músicas clássicas e populares, além de adaptações em ritmo de bossa nova, contando com o apoio de monitores e professores da Faculdade de Artes e Comunicação (FAC). “O projeto vem com esse cunho de levar a musicalização a crianças que não têm acesso a esse componente nas escolas”, explicou a assessora da VREAC/UPF, Josiane Perin. 

O Coro Infantil, composto por alunos da rede pública e também com a grande participação das crianças da Ong Amor, apresentou duas medley de canções folclóricas e populares, acompanhadas por flauta e violão. “Incentivamos nosso filho a participar porque é importante para o desenvolvimento dele não só na música, porque talvez não seja uma carreira que ele vá seguir, mas da arte como um todo”, afirmou Carlos Heitor Dariz, pai de Stevan Dariz, de 7 anos, integrante da Orquestra Infantojuvenil e também do Núcleo Suzuki.

O Grupo Pupilas da Aldeia do Creati apresentou danças gaúchas e também relembrou os velhos tempos com músicas dos anos 1960. O grupo é formado em sua maioria por alunos acima de 60 anos de idade, e, a cada ensaio, são ministradas aulas de coordenação motora, força, musicalidade e desenvoltura. Nas coreografias, vários estilos de dança são trabalhados, desde o folclore estilizado até a dança de salão. “Comecei no Creati fazendo ginástica, e, no grupo de dança, iniciei em 2007. Gosto muito de participar, não fico parada e fazemos muitas amizades”, contou Maria Ondina Giacomini, de 77 anos. 

Mais de sessenta pessoas participaram das apresentações. O espetáculo dinâmico encantou o público, que contribuiu doando um quilo de alimento, que será encaminhado para a Ong Amor de Passo Fundo.