Ensino

UPF promove curso gratuito de Necropsia e coleta de materiais de aves

15/06/2018

15:51

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Reprodução

A Universidade de Passo Fundo (UPF), por meio da Central Multiusuários do UPF Parque e com o apoio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado (SDECT) e do Programa de Apoio aos Polos Tecnológicos, promove o curso “Necropsia e coleta de materiais de aves: capacitação teórica e prática para coleta, acondicionamento e remessa de amostras oficiais de aves para análise”. O curso é gratuito e ocorre no dia 4 de julho, a partir das 8h, na sala 2 do prédio do curso de Medicina Veterinária, Campus I. As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas pelo e-mail upfparque@upf.br.

O curso, vinculado ao Centro de Diagnóstico e Pesquisa em Sanidade Animal para a cadeia produtiva de aves, suínos e bovinos (CDSA), é voltado para médicos-veterinários das agroindústrias da região. As palestras serão ministradas pelos professores Dr. Fernando Pilotto, Dra. Giseli A. Ritterbusch, Dra. Laura Beatriz Rodrigues e Me. Natalie Nadin Rizzo.

Programação
8h – Entrega de materiais
8h30min às 10h – Aves de produção: como necropsiar e o que coletar?
10h15min – Importância da coleta e remessa de amostras no resultado final dos ensaios
12h – Intervalo
14h às 15h30min – Práticas para coleta adequada de materiais: órgãos, suabes e soro
15h45min às 17h30mim – Práticas de recebimento de amostras: análise crítica do material recebido e possíveis encaminhamentos (recusa, descarte ou aceite)
17h30min – Encerramento

O CDSA
Centro de Diagnóstico e Pesquisa em Sanidade Animal para a cadeia produtiva de aves, suínos e bovinos será um laboratório de prestação de serviços e realizará ensaios para atender às exigências do MAPA para as cadeias de aves, suínos e bovinos. Seu objetivo é fortalecer e contribuir para o sistema de Defesa Sanitária Animal e fomentar a agropecuária da região. Ele trará inovações para o setor, fornecendo ensaios laboratoriais e imprescindíveis para o seu desenvolvimento. Irá conferir a produtores e empresas maior credibilidade e qualidade de seus produtos, oportunizando melhor negociação tanto para o mercado interno quanto para o externo.

Essas ações irão oportunizar melhor relacionamento, maior interface e melhor convivência entre o mundo acadêmico e os produtores rurais.

Informações sobre o Centro podem ser solicitadas pelo e-mail cdsa@upf.br.