Geral

UPF presta homenagem a professores jubilados

12/12/2017

16:14

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Gelsoli Casagrande

A Universidade de Passo Fundo (UPF), por meio do seu Conselho Universitário, homenageou os professores jubilados Tania Mariza Kuchenbecker Rösing, Paraguassu Soares e Paulo José Tamiozzo. A solenidade foi realizada nesta terça-feira, 12 de dezembro, na Sala dos Conselhos da Reitoria.

Acompanharam o momento o reitor José Carlos Carles de Souza, a vice-reitora de Graduação Rosani Sgari, o vice-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação Leonardo José Gil Barcellos, a vice-reitora de Extensão e Assuntos Comunitários Bernadete Dalmolin e o vice-reitor Administrativo Agenor Dias de Meira Junior, além dos professores que compõem o Conselho e familiares dos homenageados. O reitor parabenizou os docentes. “Quero, em nome do Conselho, cumprimentar os professores e agradecer o empenho e a dedicação que tiveram com a UPF”, disse José Carlos.

Vidas dedicadas à educação
A professora Tania recebeu a portaria de jubilamento no mês de outubro. Docente do Programa de Pós-Graduação em Letras, nos cursos de mestrado e doutorado, ela tem uma história de 46 anos e 8 meses de dedicação ao ensino, à pesquisa e à extensão na área de Letras, consagrando-se como coordenadora de quinze edições da Jornada Nacional de Literatura. Graduada em Letras e em Pedagogia pela UPF, Tania tem mestrado e doutorado em Teoria Literária pela PUC-RS e pós-doutorado pela Universidade de Extremadura, na Espanha.

Ela sente-se feliz por ter colaborado com a Instituição e com a formação de vários jovens. “Foram atividades que contribuíram para o crescimento desta Universidade, que sempre se abriu para projetos inovadores e que pudessem transformar a sociedade. É com alegria que eu concluo esse ciclo, mas quero dizer, plenamente, na minha ótica particular: não existe ex-professor, eu serei sempre professora da UPF”, comentou.

Docente da Faculdade de Medicina, Paraguassu Soares foi reconhecido pela dedicação de mais de quatro décadas ao ensino. O professor recebeu sua portaria de jubilamento no mês de abril. Ele foi o primeiro anestesista com especialidade a chegar a Passo Fundo e iniciou sua atuação docente na UPF em 1975. “Fico muito agradecido pela Reitoria ter lembrado do nosso nome. Essa carreira que estamos concluindo é um ciclo. Foram mais de 40 anos junto dos alunos, orientando, sendo um segundo pai. Só quem vive a docência sabe como é grato poder transmitir aquilo que se aprendeu”, relatou o professor.

O professor Paulo José Tamiozzo não pôde estar presente na homenagem. Também jubilado em outubro, o docente atuou na UPF desde 1990, e, dentre as suas atividades, coordenava os estágios do curso de Direito. Formou-se em Direito e em Economia pela UPF no ano de 1971.

A solenidade ainda contou com a fala do diretor do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) Edison Alencar Casagranda, que destacou a carreira de Tania e de Paraguassu. Uma apresentação artística e cultural foi realizada pelo maestro Rodrigo Ávila.

Galeria de Vídeos