Geral

UPF integra programação do Mês do Meio Ambiente

01/06/2017

19:00

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Leonardo Andreoli/ Arquivo UPF

Junho é o mês de mobilização em prol do meio ambiente, em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no dia 5 de junho. As ações em Passo Fundo iniciam no dia 5 e seguem até o dia 30 de junho. A programação envolve diversos setores públicos e privados do município. A Universidade de Passo Fundo (UPF) é uma das instituições que integram a programação.

Entre as atividades envolvendo a UPF está a exposição “Mamãe, cadê você: progenitores e o cuidado com a prole”, promovida pelo Museu Zoobotânico Augusto Ruschi, do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade de Passo Fundo (Muzar/ICB/UPF), que acontece até o dia 28 de julho. A exposição trabalha os tipos de reprodução e cuidados parentais entre os animais silvestres. O Muzar, localizado no Campus I da UPF, está aberto para visitação de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30min às 17h30min, e, à noite, nas terças e quintas-feiras, das 17h30min às 20h45min. Mais informações e agendamento de grupos pelo telefone (54) 3316-8316 ou e-mail muzar@upf.br.

De 5 a 9 de junho será realizada a “Trilha do lago do Jacaré” no Campus I, das 8h30min às 11h. Os interessados devem agendar pelo telefone (54) 3313-8308. Neste mesmo período, 5 a 9 de junho, acontece uma exposição alusiva à Semana do Meio Ambiente no hall do prédio do ICB, promovida pelos cursos de Ciências Biológicas, por meio dos projetos de extensão “Uso Público em unidades de conservação e áreas de preservação” e “Fazendo a Lição de Casa”, ligados ao Centro de Ciências e Tecnologia Ambientais (CCTAM).

Outra atividade prevista é a palestra sobre o "Sistema Online de Licenciamento", que será realizada no dia 6 de junho, às 19h30min, na Biblioteca Central da UPF. Essa ação é promovida pela Prefeitura de Passo Fundo/Smam, Fepam e curso de Engenharia Ambiental da UPF.

No dia 9 de junho, às 19h30min, no auditório da Faculdade de Educação (Faed), acontece a ação Espaço Pedagógico: “A Menina e o Boto”, com o professor Leonardo Barcellos e Ana Laura de Alcântara Barcellos. O V nível do curso de Design de Moda promove, no dia 12 de junho, o Eco Brechó, no auditório da Feac, das 19h às 22h. A entrada é um quilo de alimento não perecível. Já no dia 13 de junho, às 8h30min, na Faed, acontece o Fórum de Mobilidade, promovido por diversas instituições.

A organização das atividades são da Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Passo Fundo em conjunto com entidades, instituições e organizações ligadas ao setor, que este ano abordarão o tema “Conectando pessoas à Natureza”. O tema é mundial é um convite às pessoas para apreciarem a beleza e a importância dos recursos naturais, além de ser um chamado a todos para a necessidade de proteger os recursos naturais compartilhados no Planeta.

Confira a programação completa aqui.