Geral

UPF Campus Soledade reinaugura Brinquedoteca em escola do município

23/03/2018

15:23

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

A Brinquedoteca da Universidade de Passo Fundo (UPF), Campus Soledade, foi reinaugurada nesta quinta-feira, 22 de março, na Escola Municipal Ensino Fundamental Dr. José Atílio Vera. A Brinquedoteca é um projeto de extensão do curso de Pedagogia, que integra o Programa de extensão Brinquedoteca Universitária, ligado à Vice-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (VREAC). Participaram da solenidade o diretor do Campus Soledade, Idioney Oliveira Vieira, a diretora da Faculdade de Educação (Faed), Eliara Zavieruka Levinski, a secretária de Educação de Soledade, Ádria Brum de Azambuja, e a diretora da Escola Municipal Ensino Fundamental Dr. José Atílio Vera, Cristiane Anelise Maier.

A brinquedoteca é um espaço multifuncional e dinâmico de estudos, reflexões, aprendizagens, ressignificação do brincar e de apoio à formação profissional, inicial e em serviço, para a comunidade acadêmica e comunidades da região de abrangência do campus de Soledade, na perspectiva de fortalecer o ensino e curricularizar a pesquisa e a extensão. 

De acordo com a responsável pela Brinquedoteca, Elisa Mainardi, o local é um espaço que recebe crianças de escolas, programas, instituições e de grupos formados sob demanda (para oficinas, semanas temáticas, ciclos de cinema e outros eventos). A professora ressalta que a brinquedoteca assegura um protagonismo lúdico não habitual: com liberdade de escolha, exploração e transformação de materiais naturais, produção de brinquedos, organização de espaços de brincadeiras na área interna e externa, experiências nas diversas linguagens e mediações atentas às características infantis. “Isso representa um convite aos professores e adultos que acompanham as crianças para novos olhares, posturas, interpretações”, ressalta a professora Elisa.

Funcionamento
A Brinquedoteca desenvolve suas atividades sob a coordenação do curso de Pedagogia do Campus UPF Soledade. O espaço conta com as condições básicas necessárias para seu funcionamento, desde a estrutura física ao atendimento pedagógico que é realizado por uma acadêmica do curso de Pedagogia, bolsista Paidex, que desenvolverá atividades em três turnos semanais, recebendo as crianças das escolas do município de Soledade e região, alunas do pré-escolar ao 4º ano do ensino fundamental, perante agendamentos prévios.