Universidade

Seminário de Engenharia Estrutural reúne estudantes e profissionais da região

21/10/2016

17:58

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Carla Vailatti

Atividade é promovida pelo curso de Engenharia Civil e pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental da UPF junto com a Associação de Engenheiros e Arquitetos de Passo Fundo

O curso de Engenharia Civil e o Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental da Universidade de Passo Fundo (PPGEng/UPF), junto  com a Associação de Engenheiros e Arquitetos de Passo Fundo (AEAPF), realiza o III Seminário Regional de Engenharia Estrutural, nos dias 20 e 21 de outubro. A solenidade de abertura foi realizada na noite de quinta-feira, 21/10, no Salão de Atos da Faculdade de Direito, com a presença de estudantes e professores da UPF e de outras instituições.

O evento, realizado desde as primeiras edições com objetivo de socializar as pesquisas da área de estruturas desenvolvidas por estudantes de graduação e pós-graduação e por professores, entre os colegas e outros interessados, foi ampliado neste ano. De acordo com o coordenador, professor Moacir Kripka, este terceiro seminário ultrapassou os limites da UPF e passou a incluir participantes de outras instituições da região, tanto estudantes quanto profissionais. Além disso, tem a contribuição de palestrantes. O diretor da Fear, Vagner Alves Guimarães, e o coordenador do PPGEng, Pedro Prietto, também participaram da abertura.

Norma para projetos em concreto

A palestra da noite de quinta-feira foi proferida pelo engenheiro Alio Ernesto Kimura, professor universitário, autor do livro “Informática aplicada em estruturas de concreto armado” e secretário das comissões de estudo da ABNT NBR 6118:2014 e ABNT NBR 15200:2012. O convidado falou sobre a NBR 6118, sua mais recente revisão, novidades, comentários e exemplos. A norma orienta projetos de estruturas de concreto em geral e foi revisada em 2014. Alio mostrou as principais novidades e como funcionam os bastidores e  surgem novas propostas, além de trazer exemplos práticos de uso da norma.

Na noite desta sexta-feira, 21/10, o Ph.D. Acir Mércio Loredo Souza, professor da UFRGS e coordenador do Laboratório de Aerodinâmica das Construções (LAC), palestrará sobre “Túnel de vento como ferramenta de projeto em engenharia civil e arquitetura”.