Extensão

Projeto de extensão da UPF realiza ação pedagógica na escola Monteiro Lobato

16/11/2017

15:46

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

O projeto de extensão da Universidade de Passo Fundo (UPF) “Educação financeira, endividamento e gestão das finanças pessoais”, coordenado pelo professor Ginez de Campos, realizou na manhã dessa quinta-feira, 16 de novembro, uma ação pedagógica com 30 alunos do 3º ano do ensino médio da Escola Estadual de Educação Básica Monteiro Lobato. A ação fez parte do programa de Educação Financeira, que está incluído nas ações desenvolvidas pelo projeto de extensão. Além do trabalho com os alunos, o grupo também realizou uma oficina de formação com os professores da escola para apresentar a proposta da ação pedagógica. 

A ação foi realizada com a colaboração da professora Amanda Guareschi do curso de Ciências Econômicas da UPF, além da participação da acadêmica Gabriela Fontoura de Godoi, bolsista do Programa de Apoio Institucional a Discentes de Extensão e de Assuntos Comunitários (Paidex). O projeto conta ainda com o apoio da empresa XPF Investimentos e também da Feac Jr.     

De acordo com o professor Ginez, a metodologia desenvolvida nas escolas piloto tem como referência o desenvolvimento de oficinas de formação e capacitação de professores e alunos visando inserir o tema da educação financeira na proposta pedagógica da escola. “A abordagem transversal da educação financeira proporciona a tematização de noções básicas de economia e de gestão das finanças pessoais articulados com as disciplinas do currículo escolar das escolas”, destacou. 

O Programa de Educação Financeira nas Escolas faz parte da Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF) que foi instituída em dezembro de 2010 e reconhece a educação financeira como ferramenta de inclusão social, de melhoria da vida do cidadão e de promoção da estabilidade, concorrência e eficiência do sistema financeiro do país visando consolidar a cidadania financeira.