Cultura

Projeto Coro e Orquestra Infantojuvenil UPF e Grupo Pupilas da Aldeia apresentam Mostra Intergerações

20/11/2017

16:13

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Reprodução UPF

A Universidade de Passo Fundo (UPF) promove, por meio do Projeto Circuito Cultural, a Mostra de Intergerações. O encontro acontece na próxima quarta-feira, 22 de novembro, a partir das 20h, no Teatro do Sesc em Passo Fundo. O projeto, que é uma realização da Vice-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (VREAC) da UPF e do Ministério da Cultura, apresentará o Coro e a Orquestra Infantojuvenil, projetos desenvolvidos com as crianças de escolas públicas e ONGs do município, e o Grupo Pupilas da Aldeia, que integra o Centro de Referência de Atendimento ao Idoso (Creati UPF). 

De acordo com os organizadores, essa edição do Projeto Circuito Cultural apresentará uma mostra do trabalho que vem sendo construído a muitas mãos. 

Projeto Coro e Orquestra Infantojuvenil

A Orquestra Infantojuvenil iniciou em 2015 é composta por 16 alunos da rede pública. Nessa apresentação, contará com a participação de voluntários, monitores e professores de violão, violino, violoncelo, percussão e piano. Conforme os organizadores, o repertório será composto por músicas clássicas e populares, tendo havido adaptação de duas canções populares no ritmo de bossa nova, oportunizando aos alunos a execução com grande efeito sonoro.

O Coro Infantil também é composto por alunos da rede pública e com grande participação das crianças da Ong Amor. Nesta mostra, serão apresentadas duas medley de canções folclóricas e populares, acompanhadas por flauta e violão.

Grupo Pupilas da Aldeia

O Grupo Pupilas da Aldeia do Creati, atualmente sob a coordenação da professora Sinara da Costa, é vinculado ao programa de extensão da Vice-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da Universidade de Passo Fundo.

Formado em sua maioria por alunos acima de 60 anos de idade, desenvolve um trabalho diversificado de dança.  A cada ensaio, são ministradas aulas de coordenação motora, força, musicalidade e desenvoltura. Nas coreografias, vários estilos de dança são trabalhados, desde o folclore estilizado até a dança de salão.

O Grupo Pupilas da Aldeia tem como objetivo levar cultura à população por meio de cada expressão, forma e movimento, buscando sintonizar o corpo com a mente, pois a dança, para ser expressiva, tem que apresentar harmonia entre gestos e musicalidade, expressando o jeito próprio de dançar de cada um ou de cada par. Quem dança com a alma, encanta-se e encanta quem assiste.

Para que esses objetivos possam ser concretizados, o Grupo Pupilas realiza apresentações para a comunidade passo-fundense e em festivais de dança em diversos lugares do Brasil, conquistando prêmios, mas a maior vitória é poder levar ao seu público a arte da dança e mostrar os benefícios que esta traz em suas vidas, iluminando e inspirando o coração e a alma dos que estão no palco e na plateia da vida.

Equipe envolvida no evento

Estão envolvidos no projeto os professores Lídia Caldeira Rodrigues, Maria do Carmo Oliveira, José Carlos do Amarante Gheller, Neri Ribeiro da Silva e Tiago Kreutzer, além dos alunos Eduardo Oliveira, Ana Tereza Zoran, Luiza dos Santos Gomide, do curso de Música, e Rita Soares, do curso de Serviço Social. O professor Maicon Lopes, juntamente com a equipe da coordenação do Creati, também participa da organização do evento.